Pesquisa Datafolha mostra que 47% dos brasileiros acreditam em melhora em 2025. Baixo percentual de otimismo é influenciado pela expectativa de inflação alta e enfraquecimento do poder de compra.
Cerca de 47% dos brasileiros acreditam que a população terá uma situação melhor em 2025. Isso é o que diz uma pesquisa de opinião feita pelo Datafolha, publicada na véspera de Ano Novo, com perguntas sobre a situação econômica do país.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O percentual baixo de otimismo é influenciado pela expectativa de que a inflação seja mais alta neste novo ano. Parte dos entrevistados também disse acreditar que o poder de compra dos salários deve enfraquecer.
O otimismo do brasileiro está no menor nível em comparação à pesquisa dos últimos anos. Em 2023, 61% acreditavam numa melhora de vida da população; no fim de 2022, o percentual foi de 60%, após a eleição do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Durante a pandemia, inclusive, o percentual também foi maior: 58% dos entrevistados estavam otimistas com o futuro do país no ano seguinte em dezembro de 2020; e 73% em 2021, com a chegada das vacinas contra a covid-19.
Em contrapartida, quando a pesquisa Datafolha pergunta sobre o bem estar pessoal do entrevistado (em vez da população em geral), os prognósticos são mais positivos.
Cerca de 60% acreditam que terão um 2025 melhor, 21% acham que vai ficar como está e 16% esperam uma piora. No final de 2023, os otimistas eram 70%, os que não viam mudança eram 13% e os pessimistas 14%.
A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 12 e 13 de dezembro de 2024, após o anúncio do pacote de corte de gastos feito pelo governo fedral. Além disso, também havia ocorrido o último aumento de juros do ano, que elevou a taxa Selic para 12,25% ao ano.
Foram ouvidas 2.002 pessoas por 113 municípios brasileiros. Segundo o instituto, a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.