Os mercados de ações chineses fecharam em queda nesta segunda-feira, mas conseguiram recuperar a maior parte de suas perdas anteriores, auxiliados por ganhos nas ações do setor de tecnologia.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,43 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,32 por cento.
Ambos os índices caíram no início do pregão, acompanhando uma onda global de vendas generalizadas, com os investidores reagindo à nova trajetória na lira turca, que diminuiu a procura por ativos de risco nos mercados emergentes.
A lira despencava frente ao dólar devido a preocupações com o crescente controle do presidente turco, Tayyip Erdogan, sobre a economia e com a deterioração das relações do país com os Estados Unidos.
A maioria dos setores recuaram, embora as empresas de tecnologia tenham resistido à tendência, com o índice, que é forte em starups de tecnologia, fechando com alta de 1,3 por cento.
O índice que rastreia as empresas de tecnologia da informação (TI) avançou 2 por cento, com mais de 10 empresas de TI fechando em máxima, no maior limite permitido de 10 por cento de alta.
As principais empresas de tecnologia da China se uniram na esperança de aumentar as políticas de Pequim, já que o país pretende reduzir sua dependência de tecnologia estrangeira em meio a atritos comerciais com os Estados Unidos.
No restante da região asiática, o índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha queda de 1,51 por cento às 8:15 (horário de Brasília).
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 1,98 por cento, a 21.857 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,52 por cento, a 27.936 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,32 por cento, a 2.786 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,43 por cento, a 3.390 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 1,50 por cento, a 2.248 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 2,14 por cento, a 10.748 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 1,20 por cento, a 3.245 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,42 por cento, a 6.252 pontos.