10 dicas para escrever uma carta de apresentação perfeita

Veja como destacar informações importantes sobre a sua trajetória profissional

2 fev 2024 - 13h01

Pediram uma carta de apresentação no processo seletivo? Não se desespere! Embora menos comum nos processos seletivos online, a carta de apresentação ainda é solicitada por algumas empresas. Trata-se de um documento que proporciona uma apresentação resumida da trajetória profissional da pessoa candidata, permitindo à empresa conhecê-lo melhor e avaliar sua adequação à vaga anunciada.

A carta de apresentação permite que a empresa conheça melhor o candidato
A carta de apresentação permite que a empresa conheça melhor o candidato
Foto: prostooleh | Freepik / Portal EdiCase

Para ninguém ficar perdido ao escrever uma carta de apresentação, Gianpiero Sperati, CHRO da Gupy, empresa de recrutamento e seleção, elenca 10 dicas infalíveis. Confira!

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1. Seja breve

Limite o documento a uma página, destacando informações essenciais para evitar sobrecarregar a empresa com excesso de detalhes. "A brevidade é crucial em uma carta de apresentação. Pessoas recrutadoras têm pouco tempo e muitas candidaturas para analisar. Destacar informações essenciais em uma única página facilita a leitura e valoriza a eficiência da pessoa candidata", explica o profissional.

2. Priorize as experiências e habilidades

As equipes de recrutamento sempre se preocupam em verificar as informações colocadas nos currículos ou carta de apresentação. Por isso, é importante destacar experiências relevantes para demonstrar confiança e transparência.

3. Personalize o texto

Utilize modelos como inspiração, mas personalize o conteúdo para que a carta reflita sua autenticidade. Segundo Gian Sperati, "modelos podem servir como inspiração, mas adaptar o conteúdo à sua personalidade e à vaga desejada aumenta a conexão com o recrutador, evidenciando o interesse genuíno na oportunidade".

4. Tenha cuidado com erros de português

Revise o texto para garantir correção gramatical e ortográfica, garantindo a credibilidade da carta. Os recrutadores valorizam candidatos que têm atenção aos detalhes, inclusive na comunicação escrita.

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5. Faça um cabeçalho

Inclua nome, sobrenome, e-mail, telefone, LinkedIn (se aplicável) e o cargo desejado.

Cartas com saudação demonstra atenção aos detalhes e interesse na empresa
Foto: Alina Troeva | Shutterstock / Portal EdiCase

6. Comece com uma saudação

Inicie a carta com uma saudação adequada, considerando o conhecimento ou não do nome da pessoa recrutadora. "Adapte-a considerando se você conhece o nome de quem está recrutando para aquela vaga. Essa personalização inicial demonstra atenção aos detalhes e interesse na empresa", detalha o CHRO.

7. Fale sobre você e suas experiências

Apresente-se, mencione sua formação e experiências profissionais de forma sucinta. A apresentação pessoal deve ser breve e relevante. Destaque sua formação e experiências profissionais que estejam alinhadas com a vaga.

8. Mostre que você pode contribuir para a empresa

Destaque habilidades ou experiências relevantes para a vaga desejada. Conectar suas competências às necessidades da vaga evidencia a contribuição que você pode oferecer, tornando-se um candidato mais atrativo.

9. Demonstre que pesquisou sobre a organização

Destaque aspectos da cultura da empresa que chamaram sua atenção, evidenciando pesquisa prévia. Isso demonstra comprometimento e alinhamento com os valores da organização e interesse em saber mais sobre a empresa e seu grau de compatibilidade com ela.

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10. Escreva uma despedida e assinatura

Encerre a carta de forma cortês e profissional. A despedida deve refletir a seriedade da pessoa candidata e manter um tom respeitoso, deixando uma última impressão positiva.

Por Rodrigo Dourado

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