A falta de autoconsciência é o principal desafio que os líderes enfrentam quando buscam desenvolvimento e progresso pessoal. E, para criar organizações sustentáveis, positivas e que contribuam para o bem-estar da comunidade, é fundamental cultivar uma liderança consciente. Mas você sabe como conquistá-la?
Para John C. Maxwell, palestrante, coach e autor com mais de 34 milhões de livros vendidos, um bom líder vai além dos resultados financeiros e se compromete com a construção de uma cultura empresarial baseada em valores, ética e responsabilidade social. Veja algumas técnicas para se tornar um grande líder!
Um guia prático para líderes
Em Liderança Consciente, publicação lançada no Brasil pela Editora Hábito, Maxwell, de modo didático e prático, compartilha ensinamentos sobre o desenvolvimento da autoconsciência em lideranças e divide com o público suas experiências dos mais de 40 anos como líder.
Nesta obra, o autor apresenta um guia prático para líderes que desejam criar um ambiente de trabalho inspirador. John C. Maxwell ensina como praticar a autoavaliação, tomar boas decisões, fortificar as habilidades e trabalhar em equipe. A partir dessa proposta, confira três estratégias do autor para se tornar um líder consciente:
1. Ouça mais, fale menos
Antes de liderar as pessoas, é necessário compreendê-las. Os benefícios positivos de ser um bom ouvinte são muito mais valiosos do que costumamos reconhecer. Quando apenas se escuta sem ouvir de verdade, a liderança está fadada a sofrer. É por isso que Maxwell aconselha ouvir, aprender e depois liderar.
2. Admita seus erros e aprenda com eles
O primeiro passo para antecipar os erros e aprender com as falhas que você comete é se enxergar de forma realista e admitir os seus pontos fracos. É impossível melhorar como líder se você estiver ocupado demais tentando fingir que é perfeito. Quando se trata de sucesso, o que importa não é a quantidade de erros que você comete, mas, sim, o número de vezes que você comete o mesmo erro.
3. Julgue sua liderança pelo sucesso da sua equipe
As pessoas costumam atribuir o êxito de organizações e equipes a muitas coisas: oportunidades, economia, pessoal, trabalho em equipe, recursos, acertar o momento, química, sorte. A única coisa que todas as boas organizações têm em comum é uma liderança competente. Quando um líder sabe para onde está indo e tem conhecimento do que quer, o grupo começa a desenvolver uma confiança saudável.
Por Genielli Rodrigues