A Black Friday, sinônimo de grandes promoções e alta demanda, exige que as empresas estejam preparadas para oferecer a melhor experiência de compra aos seus clientes. A inteligência artificial (IA) surge como uma aliada poderosa para otimizar processos, personalizar a experiência do consumidor e impulsionar as vendas nesse período.
Em entrevista ao Terra, o tecnólogo e coordenador dos cursos de tecnologia do Cesuca Evaldo Reis detalha como as lojas podem ter a IA como aliadas para bombar as vendas durante a última sexta-feira de novembro.
“A IA permite que as empresas prevejam a demanda com maior precisão, evitando a falta ou o excesso de produtos em estoque. Além disso, ela otimiza a logística, agilizando a entrega e reduzindo custos. Ferramentas de IA também monitoram os preços e promoções da concorrência, permitindo que as empresas se mantenham competitivas”, explica Reis.
Personalizando a experiência do cliente
O especialista ressalta, ainda, que com ferramentas de inteligência artificial é possível oferecer recomendações de produtos personalizadas, baseadas no histórico de compras e nas preferências de cada cliente.
“Chatbots e assistentes virtuais garantem atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, tirando dúvidas e auxiliando na jornada de compra. A precificação dinâmica, ajustada em tempo real pela IA, permite oferecer os melhores preços aos clientes, aumentando as chances de conversão”, afirma.
“A Black Friday, impulsionada pela inteligência artificial, pode se transformar em uma grande oportunidade para as empresas aumentarem suas vendas e fortalecerem seus relacionamentos com os clientes. Ao utilizar a IA de forma estratégica, as empresas podem otimizar processos, personalizar a experiência do cliente e se destacar da concorrência.” - Evaldo Reis.
Campanhas de marketing mais eficazes
As ferramentas de IA permitem, também, segmentar as campanhas de marketing, direcionando os anúncios para o público certo no momento ideal. Isso aumenta a eficácia das ações de marketing e otimiza o retorno sobre o investimento.
Segundo Reis, a tecnologia – especialmente a IA – é cada vez mais indispensável para as empresas. “Para aproveitar ao máximo o potencial desse tipo de ferramenta, as empresas devem investir em pesquisa e desenvolvimento, formando equipes multidisciplinares”, sugere.
Comece criando sua loja de sucesso
Se você ainda não digitalizou sua loja para a Black Friday, ainda dá tempo. Professor de Publicidade da Universidade Cruzeiro do Sul, Christian Petrini afirma que, hoje em dia, o foco das vendas é o virtual, e não digitalizar um negócio pode prejudicar o alcance de clientes em potencial.
Para ter uma loja virtual de sucesso, o especialista elenca algumas dicas:
“Comece escolhendo a plataforma ideal para suas necessidades. Construa um site profissional, fácil de navegar e otimizado para celulares. Invista em SEO para melhorar seu posicionamento nos buscadores. Utilize as redes sociais para divulgar sua marca e interagir com seus clientes. Ofereça uma experiência de compra simples e segura. Por fim, invista em marketing digital para atrair mais clientes e impulsionar suas vendas”, afirma.