Black Friday 2024: como usar IA para aumentar as suas vendas?

Ferramentas de inteligência artificial podem ser grandes aliadas a quem quer impulsionar o negócio

14 nov 2024 - 04h59
(atualizado às 11h30)
Inteligência Artificial pode ser usada a favor de quem quer vender na Black Friday
Inteligência Artificial pode ser usada a favor de quem quer vender na Black Friday
Foto: Getty Images

A Black Friday, sinônimo de grandes promoções e alta demanda, exige que as empresas estejam preparadas para oferecer a melhor experiência de compra aos seus clientes. A inteligência artificial (IA) surge como uma aliada poderosa para otimizar processos, personalizar a experiência do consumidor e impulsionar as vendas nesse período.

Crie sua loja virtual em poucas etapas com a ajuda da Inteligência Artificial. Essa é a solução que faltava para você vender muito e realizar seus sonhos. A partir de R$ 25,90 por mês.

Em entrevista ao Terra, o tecnólogo e coordenador dos cursos de tecnologia do Cesuca Evaldo Reis detalha como as lojas podem ter a IA como aliadas para bombar as vendas durante a última sexta-feira de novembro.

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“A IA permite que as empresas prevejam a demanda com maior precisão, evitando a falta ou o excesso de produtos em estoque. Além disso, ela otimiza a logística, agilizando a entrega e reduzindo custos. Ferramentas de IA também monitoram os preços e promoções da concorrência, permitindo que as empresas se mantenham competitivas”, explica Reis.

Personalizando a experiência do cliente

O especialista ressalta, ainda, que com ferramentas de inteligência artificial é possível oferecer recomendações de produtos personalizadas, baseadas no histórico de compras e nas preferências de cada cliente.

“Chatbots e assistentes virtuais garantem atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, tirando dúvidas e auxiliando na jornada de compra. A precificação dinâmica, ajustada em tempo real pela IA, permite oferecer os melhores preços aos clientes, aumentando as chances de conversão”, afirma. 

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“A Black Friday, impulsionada pela inteligência artificial, pode se transformar em uma grande oportunidade para as empresas aumentarem suas vendas e fortalecerem seus relacionamentos com os clientes. Ao utilizar a IA de forma estratégica, as empresas podem otimizar processos, personalizar a experiência do cliente e se destacar da concorrência.” - Evaldo Reis.

Campanhas de marketing mais eficazes

As ferramentas de IA permitem, também, segmentar as campanhas de marketing, direcionando os anúncios para o público certo no momento ideal. Isso aumenta a eficácia das ações de marketing e otimiza o retorno sobre o investimento.

Segundo Reis, a tecnologia – especialmente a IA – é cada vez mais indispensável para as empresas. “Para aproveitar ao máximo o potencial desse tipo de ferramenta, as empresas devem investir em pesquisa e desenvolvimento, formando equipes multidisciplinares”, sugere.

Comece criando sua loja de sucesso

Se você ainda não digitalizou sua loja para a Black Friday, ainda dá tempo. Professor de Publicidade da Universidade Cruzeiro do Sul, Christian Petrini afirma que, hoje em dia, o foco das vendas é o virtual, e não digitalizar um negócio pode prejudicar o alcance de clientes em potencial. 

Para ter uma loja virtual de sucesso, o especialista elenca algumas dicas:

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“Comece escolhendo a plataforma ideal para suas necessidades. Construa um site profissional, fácil de navegar e otimizado para celulares. Invista em SEO para melhorar seu posicionamento nos buscadores. Utilize as redes sociais para divulgar sua marca e interagir com seus clientes. Ofereça uma experiência de compra simples e segura. Por fim, invista em marketing digital para atrair mais clientes e impulsionar suas vendas”, afirma. 

Fonte: Terra Content Solutions
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