Ao decidir começar um negócio, o empreendedor se depara com uma série de burocracias que precisam ser resolvidas. Por mais que os produtos a serem vendidos já estejam em mãos, é preciso derrubar as fronteiras da loja para atingir mais clientes.
A era digital exige que as empresas estejam presentes online para se manterem competitivas, segundo a especialista em comunicação estratégica Tatiana Fanti. Hoje em dia, ter uma loja física – mas não uma loja virtual – limita o acesso de potenciais clientes aos seus produtos.
Para resolver esta questão por menos de R$ 30 por mês, o Terra desenvolveu um construtor de loja virtual, que nada mais é que uma ferramenta facilitadora do processo de criação de uma loja no ambiente digital.
Utilizando um modelo de loja virtual pré-desenvolvido, o construtor oferece ao empresário a possibilidade de escolher as cores que representam sua marca, adicionar seus produtos e configurar as diversas formas de pagamento que atenderão às necessidades de seus clientes.
“O construtor de loja do Terra tem inclusive uma inteligência artificial que faz algumas perguntas ao usuário antes de sugerir as formatações. A loja vem pré-pronta, é só dar a cara da sua marca e, em um clique, ela vai para o ar”, conta Caio Amaral, gerente de produtos do Terra.
Por que investir na loja virtual?
Professor de Publicidade da Universidade Cruzeiro do Sul, Christian Petrini, ressalta que a principal vantagem de ter uma loja virtual reside no alcance global que ela proporciona. A internet permite que o empreendedor alcance um público significativamente maior do que aquele restrito à sua loja física.
Além disso, o Petrini enumera outras vantagens, como a maior visibilidade da marca – disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
“Ter uma loja virtual facilita o processo de compra para os clientes, que podem adquirir produtos de forma rápida e conveniente. Permite, ainda, a possibilidade de coletar dados valiosos sobre o comportamento dos consumidores, criando uma experiência de compra mais personalizada e decisões de negócio mais assertivas”, afirma.
O professor cita a redução de custos como outro benefício relevante, uma vez que a loja virtual elimina a necessidade de um espaço físico, reduzindo gastos com aluguel, funcionários e estoque.
Como torná-la visível e ter sucesso no digital
Criar uma loja virtual de sucesso exige planejamento e execução estratégica. A escolha da plataforma de e-commerce é o primeiro passo crucial. Existem diversas opções no mercado, cada uma com suas particularidades e funcionalidades.
Após a escolha da plataforma, é fundamental investir em um design profissional e intuitivo, otimizado para dispositivos móveis, garantindo uma experiência de navegação agradável para os clientes.
O SEO (Search Engine Optimization) também desempenha um papel fundamental, pois permite que sua loja seja encontrada pelos mecanismos de busca, aumentando sua visibilidade e atraindo um público maior.
“As redes sociais são poderosas aliadas para divulgar sua marca e interagir com seus clientes, direcionando-os para sua loja virtual. Além disso, oferecer uma experiência de compra simples e segura é essencial para fidelizar os clientes”, diz Petrini.
Por fim, o investimento em marketing digital, que engloba diversas estratégias como anúncios pagos, e-mail marketing e marketing de conteúdo, é fundamental para promover sua loja virtual e alcançar seus objetivos de negócio.