Com o comércio em baixa em razão das dificuldades econômicas enfrentadas pelo país, muitos empresários estão apostando as fichas na Black Friday para alavancar as vendas e “salvar o final do ano”. Um dos grandes desafios, sobretudo para os pequenos negócios, é se destacar em meio à concorrência. Algumas estratégias de última hora podem ajudar nesta missão.
Capacitação aumenta produtividade no varejo e franchising
Consultor do Sebrae-SP, José Carmo de Oliveira, enfatiza que este é o momento em que o empresário deve utilizar todos os recursos de marketing que tem à disposição. “Pegue o seu banco de dados e mande e-mail, SMS e WhatsApp para todos os clientes. Se não tiver uma lista de contatos, também pode adquirir uma e disparar as ofertas”, recomenda.
O especialista também considera indispensável o investimento em anúncios nas redes sociais. “As ações nestas redes são fundamentais hoje em dia. Com elas, é possível segmentar e alcançar diretamente um público alvo, e isso é muito importante para se destacar na Black Friday”.
Outra dica é apostar em poucas ofertas com descontos significativos, ao invés de oferecer pequenos abatimentos em um grande volume de produtos. A ideia é evitar que a audiência se disperse dentro do site em função da quantidade de promoções. “Além disso, os consumidores estão focados em preço e esperam encontrar bons descontos. Se não pode oferecer isso, é melhor nem participar, pois não vai ter sucesso com a data”, opina.
Já durante o dia 27, é importante que o comerciante esteja atento às ofertas de outros negócios, utilizando ferramentas de comparação de preços. Com isso, ele poderá readequar seus preços ao longo dia e, até mesmo, focar as ações em um produto que está em condição boa frente à concorrência. “Caso uma das suas ofertas esteja melhor do que os principais sites, você pode ressaltar isso e criar combos com ele, para estimular a compra de outros itens”, completa.