Conheça dois setores bons para investir em franquia no verão

Muitos franqueados trabalham com promoções e parcerias para tirar proveito da demanda que surge em certas épocas do ano

6 jan 2015 - 12h03
(atualizado em 23/6/2015 às 16h44)

Com a chegada do verão, alguns negócios específicos deslancham e, com isso, seus lucros disparam. Afinal, tantas pessoas em férias e o calor batendo na porta fazem a demanda por alguns produtos cresce mais que em qualquer outra época do ano.

<p>Para abrir uma unidade da loja de óculos Chilli Beans é necessário um investimento de R$ 155 mil (quiosque) e R$ 341 mil (loja)</p>
Para abrir uma unidade da loja de óculos Chilli Beans é necessário um investimento de R$ 155 mil (quiosque) e R$ 341 mil (loja)
Foto: Reprodução

Porém, como os contratos de franqueados duram, em média, cinco anos, não é possível - e nem mesmo rentável - investir em uma franquia que funcione em apenas uma estação.

Publicidade

Por isso, as empresas precisam saber lidar e administrar a questão da sazonalidade dos produtos, a fim de garantir o bom andamento do negócio em todos os períodos do ano.

Segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Camargo, na lista das franquias que obtêm sucesso no período entre dezembro e o final do Carnaval, estão aquelas pertencentes ao setor da alimentação, acessórios e produtos de beleza.

Muitos franqueados trabalham com promoções e parcerias para tirar proveito da demanda que surge em certas épocas do ano. A Chilli Beans, Havaianas e algumas franquias que atuam em fast-food tentam não só atrair o público que está nas ruas, mas ir atrás dele, onde quer que estejam. 

Para abrir uma unidade da loja de calçados Havaianas é necessário um investimento de R$ 260 mil a R$ 500 mil
Foto: thinkstock

Publicidade

Por isso mesmo, muitas praias são bombardeadas por quiosques de tais marcas. Além disso, as sorveterias também entram no esquema.

"Essas são as relacionadas com o verão. O mesmo acontece no inverno. Em Campos do Jordão, por exemplo, muitas empresas criam ações para lucrar com o frio e os turistas", diz Camargo.

"A questão é que você monta uma operação para três ou quatro meses por ano. Não vale a pena criar uma franquia só para isso. O que acontecem são modificações na forma do franqueado trabalhar", completa. 

Ainda de acordo com o diretor da ABF, dezembro é o melhor mês para a abertura de franquias relacionadas com o verão. "Um pouquinho antes do verão é o ideal, para a franquia se estruturar e conseguir lucrar bem até fevereiro ou março, dependendo de quando cair o Carnaval", aconselha.

Para quem for se aventurar no negócio, Camargo  pede que se atente ao planejamento. "Existem duas dicas principais: (serão necessários) um bom plano de negócios e uma atenção maior para a questão da mão-de-obra. Afinal, o franqueado não terá tempo de treinar uma equipe", afirma.

Publicidade

Quer abrir uma franquia? Veja quanto custa cada uma

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se