Em um mercado onde mais de 2,4 mil redes de franquia lutam para conquistar o seu espaço, é preciso apostar na inovação constante para se destacar. E foi justamente este o quesito avaliado pela Fundação Bittencourt, que divulgou nesta semana a relação das 25 melhores franquias do Brasil. Os vencedores foram anunciados durante o 5º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias de Negócios, realizado em São Paulo.
Segundo Cláudia Bittencourt, sócia e diretora geral do Grupo Bittencourt, o objetivo do prêmio é identificar e estimular as empresas que trazem algo diferente para o setor, seja usando os recursos próprios, de seus clientes, franqueados ou até mesmo de fornecedores.
Sebrae subsidia aprimoramento tecnológico de empresas
Pai e filho fizeram da Porsche referência em carros de luxo
Pequenos negócios se unem para peitar grandes empresas
“Ser uma franqueadora de sucesso e que mantém a liderança frente a seus franqueados e ao mercado representa um grande desafio. E uma boa forma de gerar resultados é com um processo de inovação permanente, seja em modelo de negócio, produtos, serviços, atendimento ao cliente ou ações de marketing”, afirmou, em comunicado à imprensa.
Para participar, as redes tinham que atender a alguns requisitos, como ter pelo menos dez franqueados, atuar há pelo menos dois anos no mercado e ter recebido o Selo de Excelência da ABF (Associação Brasileira de Franchising) nos últimos três anos.
A seleção foi composta de três etapas. Na primeira delas, os franqueadores deveriam responder a um questionário online sobre temas como os processos adotados para inovação, o envolvimento das pessoas da companhia e os desafios enfrentados. Na sequência, os participantes apresentaram casos de sucesso em inovação, e por fim passaram pela avaliação de um comitê.
Ao final do processo, as 25 redes que integraram a lista foram: 5àSec, Alphagraphics, Ambev, Bob´s, Casa do Costrutor, Chilli Beans, China in Box, Clube Turismo, CNA, Espetinhos Mimi, Giraffas, Grilleto, Morana, Havaianas, Home Angels, Imaginarium, Localiza, Multicoisas, O Boticário, On Byte, Ortodontic Center, Óticas Carol, Preparo Cursos, Rei do Mate e Uptime Consultants.
Entre os casos de inovação que se destacaram na eleição deste ano está o programa Speaking Exchange do CNA, que permite que estudantes brasileiros pratiquem inglês com idosos em casas de repouso nos Estados Unidos, por meio de videochats online.
Já o Grilleto foi reconhecido por treinar e reciclar seus funcionários por meio de uma universidade digital, enquanto a Clube Turismo passou a oferecer seus pacotes de viagem por canais alternativos, como aplicativos de celular. A Alphagraphics, por sua vez, criou um modelo que imprime livros sob demanda, sem necessidade de uma tiragem mínima.