As redes sociais se tornaram ferramentas indispensáveis para a divulgação de marcas e produtos. No entanto, muitos empreendedores cometem erros que afastam o público e prejudicam o crescimento online.
Especialista em comunicação estratégica e fundadora da Prima Donna, Tatiana Fanti destaca oito erros comuns, que podem culminar na perda de seguidores.
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1. Mudança de nicho ou conteúdo
Ao mudar o foco do seu conteúdo, você perde os seguidores que se interessavam pelo tema anterior. É importante manter a consistência e oferecer valor ao público que te acompanha.
“Uma empresa de doces de festa que, de repente, decide migrar para o mercado de decoração precisa pensar estrategicamente essa transição. Não adianta simplesmente mudar o nome da página. Os seguidores que ali estão querem ver doces, e mudar o foco pode fazer com que eles deixem de consumir aquele conteúdo”, diz a especialista.
2. Inconstância na produção de conteúdo
A falta de regularidade nas publicações desmotiva os seguidores.
“Defina uma frequência de posts e cumpra-a”, diz Tatiana. “Não tem segredo: determinar a constância nas redes sociais deve ser baseado no que é possível pra você. Consegue gerar conteúdo duas vezes na semana? Ok, mas assuma o compromisso de que -- faça chuva ou faça sol – você postará na constância que se comprometeu a fazer.”
3. Falta de originalidade
Ainda segundo a especialista, copiar o conteúdo de outros criadores não faz com que um empreendedor se diferencie no mercado. Ser autêntico é chave para o sucesso.
“Resista à tentação de fazer mais do mesmo ou lide com a saída de seguidores.”
4. Foco excessivo em vendas
As redes sociais são um espaço para construir relacionamentos. Publicar conteúdo relevante e interessante, além de divulgar seus produtos ou serviços, gera engajamento.
Esses seguidores, de acordo com a especialista, se identificarão e dialogarão com a marca, e isso fará com que eles se fidelizem cada vez mais.
5. Excesso de publicações
Bombardear os seguidores com posts pode ser cansativo.
“Ninguém quer uma timeline ou scroll de tela em que apareça seguidamente o conteúdo de uma única pessoa. Postar demais achando que ‘uma hora alguém vê pelo menos um desses posts’ pode ter o efeito inverso. As pessoas vão se cansar de você e de sua marca. Encontre um equilíbrio entre a quantidade e a qualidade do conteúdo.” - Tatiana Fanti, especialista em comunicação estratégica.
6. Abuso de publicações patrocinadas
A excessiva divulgação de produtos de terceiros pode desvalorizar sua marca e afastar os seguidores. Saber que a empresa apenas cumpre contratos distancia o público do conteúdo.
7. Falta de interação com o público
Responder comentários, mensagens e curtir as publicações dos seguidores demonstra interesse e fortalece o relacionamento.
“Não responder comentários, não curtir os comentários e ignorar mensagens privadas são atitudes que fazem o seguidor desencanar da sua marca.
A verdade é que ninguém gosta de falar sozinho, e um seguidor que não recebe atenção é um seguidor que vai embora”, diz.
8. Danos à reputação
“Atitudes polêmicas ou promessas não cumpridas podem gerar uma crise de imagem. Tudo aquilo que mexe em sua reputação pode impactar diretamente em seu número de seguidores. Você pode ganhar seguidores se posicionando a respeito de determinado tema, mas pode perder também. Cuidar da reputação - dentro e fora das redes - é o segredo.”
A especialista ressalta a importância de construir uma relação de confiança com o público, oferecendo conteúdo de qualidade e sendo autêntico.
Ao evitar esses erros, os empreendedores podem aumentar o engajamento e fidelizar seus seguidores nas redes sociais.