O segundo semestre reserva datas importantes para o e-commerce, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, com destaque para o marketing de afiliados e performance para alavancar vendas.

Como não deve ser diferente para a maioria dos e-commerce, o ano de 2025 tem metas ambiciosas no sentido de crescimento do volume de vendas e receita por consequência, na melhoria de rentabilidade, no ganho de eficiência operacional, na aquisição de novos usuários, na manutenção e fidelização dos clientes já existentes na sua base.
Segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o faturamento previsto para o e-commerce brasileiro é de R$ 224,7 bilhões, representando um crescimento de 10% em relação a 2024.
Com as expectativas do mercado positivas, Augusto Parra, Manager Client Services da Rakuten Advertising, apresenta dicas e insights de como os canais de performance e afiliados podem auxiliar as marcas, de maneira estratégica, a alcançarem objetivos dos seus e-commerces para este ano.
1-Integração Técnica
A primeira dica é a garantia de uma integração técnica bem executada, robusta e que esteja configurada de acordo com as regras e o modelo de atribuição definidos comercialmente entre o seu e-commerce e a mídia de performance parceira. “Isso é muito importante para garantir a visão, por meio dos relatórios e plataformas de análise de dados que utiliza para gestão, da mesma forma que o parceiro de mídia ou canal de afiliados, por exemplo. Dessa forma é feita uma atribuição correta destas transações”, garante Parra.
2- Investimentos em parcerias
A segunda dica para o canal de afiliados e parcerias, que será tendência em 2025, é o investimento em parcerias estratégicas como bancos, techs, players de cashback e diferentes programas de fidelidade. “Isso porque esses parceiros, seja por meio de cashback ou programa de pontos, conseguem oferecer um benefício real para o consumidor final, o que potencializa taxas de conversão e taxas de recompra, além da fidelização gerada para o usuário”, afirma.
3-Importância do cashback
Parra ressalta que, a entrada recente, principalmente dos bancos, no serviço de cashback e na atuação como um afiliado e parceiro, ajudou a popularizar este benefício entre os consumidores. “Isto aconteceu por conta da questão da credibilidade destas marcas, que, geralmente, são grandes bancos”, analisa.. Embora tenha surgido no e-commerce, a prática também tem chegado às lojas físicas. Dados do Sebrae apontam que 6,4 milhões de estabelecimentos no Brasil utilizam cashback.
4-Investimentos estratégicos
Levando em consideração o canal de afiliados e supondo que o modelo de comissionamento seja o custo por aquisição ou CPA, é muito importante que ele seja definido e balizado de forma estratégica e alinhada com o modelo de comissão. “É preciso ter as características e necessidades do seu e-commerce. Vamos supor que sua loja online possua diferentes categorias de produto e para cada categoria você possua diferentes nuances de margem. É importante e possível, por exemplo, que o comissionamento para cada transação gerada por meio do canal de afiliados seja diferente, de acordo com os produtos e categorias”, ensina.
5-Inovação
Não é segredo para ninguém a necessidade e a importância de inovar e se reinventar a cada dia para continuar progredindo. Principalmente falando de marketing e do mercado digitais e do quanto as tecnologias evoluem rapidamente a cada dia. “Por isso a importância de mapear novas oportunidades, principalmente aquelas que estão relacionadas a novas funcionalidades e novas tecnologias, como a inteligência artificial. Sente-se com os seus canais de afiliados e mídias de performance parceiros e questione sobre as funcionalidades e tecnologias que eles possuem disponíveis e que você ainda não adotou para o seu programa”, recomenda e encerra.
Assista ao vídeo com Augusto Parra, gerente de serviços ao cliente da Rakuten Advertising.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.