Empreendedorismo: 5 dicas para se destacar da concorrência

Entenda como é possível tornar o seu negócio diferente e conquistar novos clientes

15 set 2022 - 16h00

De acordo com o levantamento realizado pelo Sebrae, em 2021, o Brasil registrou mais de 3,9 milhões de empreendimentos formalizados como micro e pequenas empresas ou microempreendedores individuais (MEIs), um crescimento de 19,8% em comparação ao ano anterior. Com mais produtos e empresas procurando uma brecha no mercado para conquistar novos clientes, é imperativo encontrar maneiras para se destacar entre eles.

Se destacar dos concorrentes é chave para o sucesso do negócio
Se destacar dos concorrentes é chave para o sucesso do negócio
Foto: Shutterstock / Portal EdiCase

Ainda que seu negócio seja semelhante ao do seu concorrente, é possível se diferenciar com algumas estratégias simples. Pensando nisso, a Printi, gráfica online especializada em personalização e pioneira nas práticas de Web2Print e Web2Pack no Brasil, trouxe dicas para seus clientes se destacarem. Confira!

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1. Público-alvo

Para conseguir bons resultados é necessário entender qual a mensagem e para quem que seu negócio está passando, e para quem está sendo comunicado. Ou seja, sem um público-alvo, a venda ficará mais difícil. Por isso, pergunte, analisando seu negócio, "para quem meu produto foi feito?".

2. Experiência do cliente

Experiência do Cliente, ou Customer Experience (CX), é o nome que se dá para o conjunto de percepções e impressões que um consumidor possui sobre uma determinada empresa após interagir com ela. Pode parecer algo pequeno, mas a experiência do cliente é um grande diferencial quando ele for realizar novamente a tomada de decisão de compra. Os consumidores atuais buscam por um diferencial na hora da compra, desde um adesivo personalizado em sua encomenda até um flyer.  

As redes sociais podem ser a vitrine para o seu negócio
Foto: Shutterstock / Portal EdiCase

3. Branding 

Branding refere-se a todos os itens relacionados à marca de uma empresa, como nome, imagens ou ideias a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços. Muitas vezes o branding é utilizado como uma estratégia para captar novos clientes e, é claro, mantê-los. Por esse motivo, ter uma identidade visual forte, a que seus clientes se conectem, é fundamental para não se tornar apenas mais um negócio em seu nicho.  

4. Redes sociais

Não existe mais tempo para ficar fora das mídias sociais. A pandemia foi um grande divisor de águas no mercado, diversos negócios migraram para redes e as plataformas criaram ferramentas para receber essas marcas. De acordo com o estudo realizado pela Social Commerce, 74% dos brasileiros realizam suas compras lá. Com o mundo digitalizado, o Instagram virou a principal vitrine do seu negócio

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5. Estude

Sempre esteja estudando, não apenas as tendências e o que o seu cliente procura, mas também o mercado. Fique atento às mudanças para conseguir sair na frente da concorrência. 

Por Printi

Empresa que utiliza a tecnologia para descomplicar a vida dos empreendedores na hora de personalizar. Fundada em 2012, a companhia é pioneira nas práticas de Web2Print e Web2Pack no Brasil e tem como principal investidor a Cimpress, grupo presente em mais de 20 países, responsável por operar organizações que oferecem customização em massa para diversas tiragens. Como representante brasileira dessa atuação, a Printi tem como objetivo ajudar clientes de diferentes portes, principalmente os que estão começando a profissionalizar seus negócios.  

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