O empreendedorismo feminino tem crescido no Brasil nos últimos anos, e, embora muitas mulheres tenham iniciado nesse meio por necessidade — cerca de 55% dos casos, segundo levantamento do Sebrae —, outras abriram o próprio negócio pelo sonho de empreender.
Exemplo disso é a empresária Fabiana Fudimura Munakata, que trocou o emprego fixo na área do marketing, para trabalhar ao lado da cunhada, Cátia Yumi Munakata da Costa. Juntas, elas administram uma franquia de uma rede brasileira de fast food especializada na culinária inglesa, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Fabiana morou durante oito anos em Nagano, no Japão. Lá conheceu seu esposo, irmão de Cátia, que juntas apostaram no sonho de abrir um empreendimento no Brasil. Cátia continua morando no Japão com a família, na qual gerencia com o marido alguns estúdios de tatuagem no exterior, e também auxilia nas questões administrativas da franquia à distância.
Nem tudo são flores no empreendedorismo feminino
No entanto, para realizar o desejo de empreender, as sócias tiveram que enfrentar alguns obstáculos, viu? Dias após a inauguração da loja, um enorme canteiro de obra tomou conta da avenida onde fica o restaurante. Por isso, parte da loja ficou interditada, algo que acabou impactando os negócios por meses.
Além disso, Fabiana lembra como foi difícil para ela deixar a estabilidade de um emprego para investir no sua própria empresa e aconselha: "Todo desafio só é superado no dia a dia do negócio".
"Apesar de todas as dificuldades das grandes corporações, não é fácil abandonar a rede de proteção que o emprego fixo oferece para então seguir sozinho. Os desafios são diários, existem as preocupações com impostos, burocracias, gestão de pessoas, riscos financeiros, inovação, entre muitas outras questões", relata.
Por outro lado, a empresária avalia que o empreendedorismo feminino também traz certos benefícios e proporciona não só a satisfação pessoal da mulher, como também gera a tão sonhada independência financeira.
"Para isso, é essencial entender o perfil do seu cliente local, tornar seu negócio conhecido para o mercado e lidar com a concorrência", enfatiza Fabiana.