A promoção e venda de produtos e serviços na internet nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente para lojistas que estão migrando das lojas físicas para a rede mundial de computadores.
Em uma palestra dedicada ao desenvolvimento de lojas online, o administrador de empresas e especialista em mercado, Vínicius Pessin, apresentou aos empreendedores que participavam do Sebrae Empreendedor 2015, nesta segunda-feira (9), dicas de como criar sua própria loja na internet.
Pessin é fundador da e-smart, uma das principais empresas de tecnologia para e-commerce no Brasil. Antes de montar sua empresa, ele desempenhou funções de gestão no Terra, Matrix, Uol, Plugin e Diveo.
Confira a seguir os cinco passos para montar uma loja online:
1. Decidir o que vender
O empreendedor deve escolher, antes de tudo, o que desejar vender e procurar um nicho específico para tentar emplacar as vendas.
"É no dia a dia de vocês que vão encontrar um produto, um serviço que ainda não foi criado", explica Pessin. "É no dia a dia de vocês que vocês vão encontrar um produto, um serviço que ainda não foi criado".
2. Planejar
Para isso, um ponto de partida é o Sebrae, uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de um negócio. "É melhor você perder três ou quatro meses planejando, do que criar algo errado", explica Pessin.
"Uma das grandes besteiras que se diz no nosso meio é: quando você coloca uma loja na internet, você está colocando na maior avenida do mundo. Isso é besteira. Você está colocando uma loja no Deserto do Saara".
3. Dedicar tempo ou contratar alguém
Já diria o ditado popular: "o olho do dodono é o que engorda o gado". Esse é o mesmo caso de uma loja online. É preciso tempo e dedicação integral a um site.
Porém, muitas vezes o comerciante falha e deixa para cuidar da loja online apenas em seu tempo livre. Na visão de Pessin, isso é um erro.
"Você precisa ter uma dedicação integral a esse negócio (online)", afirmou o administrador para a plateia do evento. "Ganhar dinheiro na internet não é fácil. É preciso trabalhar muito. Quem trabalhar e se dedicar vai ter sorte".
Na dúvida ou falta de tempo, a contratação de uma pessoa de fora pode ser uma boa opção para o empreendedor.
4.Reserve dinheiro para divulgação
A divulgação do serviço ou produto online também é de suma importância para o desenvolvimento de um negócio.
"O investidor torra o dinheiro com o negócio e esquece de investir em divulgação", disse o palestrante. "Não é a maior avenida se você não criar uma estratégia de divulgação", complementou.
Como exemplo, ele cita que o empreendedor deve investir no visual do site (contratando um fotógrafo, web designer ou agência digital), além de investir em links patrocinados, divulgação por e-mail marketing segmentado e SEO (otimização para sites de buscas).
5. Logística e entrega
Por fim, uma das melhores maneiras para fidelizar o cliente é a garantia de entrega no tempo estipulado. No entanto, ele lembra que muitas empresas colocam prazos irreais para a entrega de produtos ou serviços.
"Defina prazos que realmente possa cumprir. Coloque o prazo real e, se chegar antes, vai surpreender o cliente".
Outra dica importante referente a entrega, dada por Vinícius Pessin, é a disponibilização de fretes alternativos para a região do cliente. Mas ele enfatiza: "não prometa o que não pode ser cumprido".