Especialista indica cinco passos para montar loja virtual

Dicas foram dadas durante palestra no evento Sebrae Empreendedor 2015

9 fev 2015 - 18h55
(atualizado em 10/2/2015 às 10h43)
Planejar é uma das principais funções citadas pelos palestrante
Planejar é uma das principais funções citadas pelos palestrante
Foto: Henrique Medeiros / Terra

A promoção e venda de produtos e serviços na internet nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente para lojistas que estão migrando das lojas físicas para a rede mundial de computadores.

Em uma palestra dedicada ao desenvolvimento de lojas online, o administrador de empresas e especialista em mercado, Vínicius Pessin, apresentou aos empreendedores que participavam do Sebrae Empreendedor 2015, nesta segunda-feira (9), dicas de como criar sua própria loja na internet.

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Pessin é fundador da e-smart, uma das principais empresas de tecnologia para e-commerce no Brasil. Antes de montar sua empresa, ele desempenhou funções de gestão no Terra, Matrix, Uol, Plugin e Diveo.

Confira a seguir os cinco passos para montar uma loja online:

1. Decidir o que vender

O melhor é se planejar para ter uma folga no orçamento até o retorno do investimento, que leva de 24 a 36 meses. E não se esqueça: há as taxas mensais para manter o negócio. Elas dizem respeito ao gasto da matriz com divulgação e royalties
Foto: Shutterstock

O empreendedor deve escolher, antes de tudo, o que desejar vender e procurar um nicho específico para tentar emplacar as vendas.

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"É no dia a dia de vocês que vão encontrar um produto, um serviço que ainda não foi criado", explica Pessin. "É no dia a dia de vocês que vocês vão encontrar um produto, um serviço que ainda não foi criado".

2. Planejar

Uma página com um layout ruim e um design pobre pode causar frustração e estresse nos consumidores. Portanto, aproveite a chegada do próximo ano para modernizar o seu site com quatro tendências de web design para e-commerce em 2015
Foto: Scyther5 / Shutterstock

Embora seja o segundo passo, o planejamento de um site de comércio eletrônico tem importância vital para o sucesso do negócio. Sem o devido planejamento, a página pode não ter o sucesso de outros portais e, em breve, perecer na web.

Para isso, um ponto de partida é o Sebrae, uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de um negócio. "É melhor você perder três ou quatro meses planejando, do que criar algo errado", explica Pessin.

"Uma das grandes besteiras que se diz no nosso meio é: quando você coloca uma loja na internet, você está colocando na maior avenida do mundo. Isso é besteira. Você está colocando uma loja no Deserto do Saara".

3. Dedicar tempo ou contratar alguém

El e-commerce Manager y los nano-doctores serán de las profesiones más solicitadas por las empresas en 2015.
Foto: Getty Images

Já diria o ditado popular: "o olho do dodono é o que engorda o gado". Esse é o mesmo caso de uma loja online. É preciso tempo e dedicação integral a um site.

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Porém, muitas vezes o comerciante falha e deixa para cuidar da loja online apenas em seu tempo livre. Na visão de Pessin, isso é um erro.

"Você precisa ter uma dedicação integral a esse negócio (online)", afirmou o administrador para a plateia do evento. "Ganhar dinheiro na internet não é fácil. É preciso trabalhar muito. Quem trabalhar e se dedicar vai ter sorte".

Na dúvida ou falta de tempo, a contratação de uma pessoa de fora pode ser uma boa opção para o empreendedor.

4.Reserve dinheiro para divulgação

Foto: Reprodução

A divulgação do serviço ou produto online também é de suma importância para o desenvolvimento de um negócio.

"O investidor torra o dinheiro com o negócio e esquece de investir em divulgação", disse o palestrante. "Não é a maior avenida se você não criar uma estratégia de divulgação", complementou.

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Como exemplo, ele cita que o empreendedor deve investir no visual do site (contratando um fotógrafo, web designer ou agência digital), além de investir em links patrocinados, divulgação por e-mail marketing segmentado e SEO (otimização para sites de buscas).

5. Logística e entrega

Gerentes de logística devem ser cada vez mais requisitados em meio ao enxugamento de custos
Foto: Thinkstock

Por fim, uma das melhores maneiras para fidelizar o cliente é a garantia de entrega no tempo estipulado. No entanto, ele lembra que muitas empresas colocam prazos irreais para a entrega de produtos ou serviços.

"Defina prazos que realmente possa cumprir. Coloque o prazo real e, se chegar antes, vai surpreender o cliente".

Outra dica importante referente a entrega, dada por Vinícius Pessin, é a disponibilização de fretes alternativos para a região do cliente. Mas ele enfatiza: "não prometa o que não pode ser cumprido".

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Fonte: Terra
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