A atração e a retenção de jovens talentos, em especial a geração Z, têm se tornado um desafio crescente para as empresas, e os dados indicam que essa realidade não deve ficar mais fácil na próxima década: segundo uma análise da Oxford Economics, o número de trabalhadores nascidos entre meados da década de 1990 e 2010 deve subir para 51 milhões até 2030.
Considerando essa presença crescente de gerações mais novas no mercado de trabalho, com hábitos e comportamentos distintos das anteriores, cabe às empresas entender qual a motivação dos jovens profissionais e como alinhar expectativas tanto dos novos entrantes quanto das próprias companhias.
Roberta Saragiotto, diretora de estratégia e pessoas da Start Carreiras, destaca que a chave para atrair jovens talentos está além dos benefícios tradicionais. “O segredo é entender que a Geração Z não está apenas buscando um emprego, mas uma experiência de trabalho significativa e alinhada com seus valores. Eles querem fazer parte de algo maior e ter um impacto positivo no mundo”, explica.
Segundo a diretora, para as empresas conseguirem se destacar no competitivo mercado de contratação e atrair esses jovens talentos, elas precisam adaptar as estratégias.
Propósito e impacto social
A geração Z valoriza empresas com propósito claro e compromisso com causas sociais e ambientais. Segundo um estudo da Randstad, 90% dos profissionais brasileiros consideram benefícios não financeiros tão importantes quanto a remuneração. Para Roberta Saragiotto, o envolvimento em projetos de responsabilidade social corporativa é uma forma de gerar engajamento desses jovens talentos.
Flexibilidade e equilíbrio
Flexibilidade no trabalho tornou-se mais importante do que o plano de saúde para muitos profissionais, de acordo com um levantamento da WeWork. “A geração Z valoriza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, como no modelo de trabalho híbrido”, afirma a especialista.
Desenvolvimento contínuo e oportunidades de crescimento
A educação contínua é essencial para os jovens talentos. De acordo com a diretora, investir em programas de capacitação, mentoria e planos de carreira claros é uma forma de oferecer oportunidades para os jovens assumirem responsabilidades e liderarem projetos.
Saúde mental e bem-estar
A preocupação com a saúde mental vem aumentando de geração em geração, por isso Saragiotto recomenda a adoção de programas de suporte psicológico, incentivos à atividade física e a uma cultura corporativa que enfatize o equilíbrio emocional.
Diversidade e inclusão
Roberta aponta que ambientes diversos e inclusivos é um dos nortes da geração Z. Para eles, a inclusão significa um local de trabalho que respeita a individualidade, valoriza cada voz e cria um sentimento de pertença para todos. O relatório “True Gen: Geração Z e suas implicações para as empresas", da consultoria McKinsey, revela que esses jovens acreditam que a diversidade da força de trabalho é essencial para a inovação e o crescimento.
Feedback constante e comunicação aberta
Feedbacks assíduos e comunicação transparente estão entre as prioridades dos jovens talentos. “Eles buscam ambientes de trabalho onde possam expressar suas ideias livremente, com reuniões regulares de alinhamento e canais de comunicação abertos entre líderes e equipes”, finaliza a diretora.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.