Estreante no mundo das franquias? Comece com menos de 10m²

Lojas que requerem espaços menores podem significar economia com manutenção do imóvel. Metragem, porém, não pode ser principal critério para escolha do negócio

24 jul 2014 - 08h00
(atualizado em 23/6/2015 às 16h44)

Se você quer se aventurar no setor de franquias mas sem lidar com muitos funcionários nem imóveis grandes, um bom começo podem ser lojas que requerem pouco espaço. Em alguns setores, como alimentação, cosmético e informática, é possível abrir o próprio negócio em unidades com menos de 10 metros quadrados.

Um empreendimento pequeno, porém, não necessariamente significa um investimento pequeno – nem mesmo no imóvel: 10 m² dentro de um shopping de luxo pode ser mais caro que 60 num bairro menos valorizado. Mas geralmente implica economia com manutenção do imóvel e número menor de funcionários.

Publicidade

A partir de R$ 8 mil, franquias de limpeza crescem no Brasil

Nordeste e classes populares fortalecem setor de franquias

Pubs e franquias impulsionam mercado de cervejas especiais

O mais importante, de qualquer modo, é ter uma boa localização, dimensões de acordo com o que o negócio exige e valores compatíveis com o capital disponível, avalia o vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Gustavo Schifino. “O negócio tem de ser do tamanho do investimento que você quer fazer”, resume.

Publicidade

Schifino afirma que a energia empregada num pequeno ou grande negócio é a mesma e que o importante é tomar os devidos cuidados antes de iniciar a empreitada. É crucial, segundo ele, escolher um nicho de seu interesse e jamais entrar em uma rede sem antes conversar com outros franqueados. “A própria ABF indica as marcas com certificação de excelência”, indica Schifino.

Fonte: PrimaPagina
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações