Para sobreviver em um mundo tão competitivo como o das micro e pequenas empresas, é preciso sempre inovar. E uma boa oportunidade para fazer novos contatos e trocar ideias sobre o tema está na Open Innovation Week (OIW), semana dedicada ao debate e à conexão entre redes e comunidades que usam a inovação como ferramenta para empreender. O evento acontece desde 2008, e este ano vai acontecer de 1 a 4 dezembro no World Trade Center, em São Paulo.
“A inovação tem uma conotação de subsistência para o micro e pequeno empresário, mas também é o que possibilita que seu negócio cresça e atinja um outro estágio. Em ambos os casos, estar atento às oportunidades e movimentos de inovação dentro e fora da empresa é um pré-requisito”, afirma o organizador da semana, Bruno Rondani.
Curso de corte e costura vira negócio de 10 milhões anual
Febre de aplicativo para táxi chega aos serviços de motoboy
Fundadores apresentam suas marcas no Salão da Franquia em SP
A programação do evento será aberta pelo Open Innovation Seminar, um debate que reunirá representantes de diferentes áreas que trabalham com o tema da inovação. Outro destaque será o Congresso de Inovação Brasil-Alemanha, que contará com pesquisares e empreendedores de destaque em ambos os países abordando tópicos como o aumento da competitividade da indústria pelo uso de novas tecnologias e o auxílio para que empresas inovadoras cresçam e mantenham o sucesso de seus negócios.
Além disso, a semana vai incluir a apresentação de casos de sucesso de cooperação entre empresas e instituições de pesquisa e desenvolvimento, incluindo dez casos de micro e pequenas empresas do setor de óleo e gás que aplicaram de forma bem-sucedida a metodologia ICS (Intellectual Capital Statements), voltada para preservar a vantagem competitiva de negócios baseados no conhecimento.
Para completar, o evento contará também com um Encontro de Empreendedorismo Inovador. Nele, iniciativas e programas nacionais e internacionais voltados à capacitação e à criação de comunidades de empreendedorismo terão a oportunidade de interagir com potenciais clientes, investidores e parceiros na construção de novas conexões capazes de alavancar negócios.
“A semana oferece ambiente para que empreendedores de micro e pequenas empresas possam respirar o mundo da inovação aberta, fazer networking, conhecer investidores e trocar ideias. Além de palestras e seminários sobre o tema, teremos duas dinâmicas voltadas às startups: 100 open startups e Grand Prix de Inovação, sem falar na final nacional do Desafio Brasil, com as melhores propostas de startups do ano” diz Rondani.