Fazer amigos, conhecer pessoas, encontrar colegas do passado. São muitas os atrativos das redes sociais. Mas elas podem ser úteis não só na vida pessoal, como também na profissional, ajudando a divulgar uma determinada marca, ampliar o número de clientes ou mesmo servindo de canal de comunicação com os consumidores. Pensando nisso, o Sebrae e o Facebook firmaram uma parceria para oferecer uma capacitação para 1 milhão de empreendedores no Brasil. O objetivo é ensiná-los a explorar todo o potencial desta ferramenta digital.
O curso via internet será o primeiro promovido pelo Facebook em todo o mundo. Entre as ferramentas utilizadas para transmitir os conhecimentos aos participantes está um jogo interativo em português, por meio do qual os empreendedores exercitarão na prática os conceitos passados nas aulas. As pessoas não precisarão se inscrever com antecedência para participar. Porém, será feito um breve cadastro, realizado no próprio facebook antes do início do jogo.
Para completar, representantes do Sebrae e da rede social vão oferecer ainda uma capacitação presencial voltada a donos de pequenas e médias empresas. As inscrições para as palestras e workshops deverão ser feitas pelo Sebrae presencialmente ou pelo Call Center (0800 570 0800). Estes cursos serão realizados nas unidades da entidade que estão localizadas nas capitais dos estados.
Em comunicado à imprensa, o diretor de Negócios para pequenas e médias empresas do Facebook, Patrick Hruby, ressaltou a importância da iniciativa, afirmando que oito em cada dez internautas brasileiros fazem uso da rede social. “A parceria nos ajudará a trazer os empresários para o mundo online, assim como nos dará mais capilaridade no mundo offline. É uma oportunidade única para que os empresários cheguem a seus consumidores.”
Já o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, acredita que a utilização de estratégias de marketing digital e relacionamento com clientes em ferramentas como o Facebook passou a ser obrigatória na rotina dos empreendedores. “Esta parceria é justamente o reconhecimento da internet como ambiente fundamental na gestão e desenvolvimento dos pequenos negócios”, ressalta.