Veja como foi o primeiro carro popular da história

Empresário barateou custos ao inventar a linha de montagem e abriu as portas para o surgimento do mercado de consumo de massas

Na última década, as ruas das cidades brasileiras foram tomadas por multidões de novos carros populares que deram um grande impulso à economia nacional. A fórmula que garantiu a prosperidade do país entre 2004 e 2010, no entanto, não tem nada de nova. Ela foi inventada no começo do século 20 pelo empresário que lançou as bases da indústria moderna: o norte-americano Henry Ford.

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Em 1903, ele fundou a Ford Motor Company, que cinco anos depois passaria a produzir o Ford T, modelo que se tornaria o primeiro carro popular da história. Ao investir pesado na introdução de máquinas em sua fábrica, o empresário criou  o conceito de linha de montagem, que baixou muito os custos de fabricação dos veículos, permitindo a Ford aumentar os salários de seus funcionários e baixar drasticamente os preços de seus carros. O modelo logo passou a ser adotado por indústrias do mundo inteiro e a combinação de aumento da renda dos trabalhadores e queda nos preços dos produtos permitiu o surgimento do mercado de consumo de massas. 

Henry Ford com o famoso modelo T, que revolucionou a indústria automotiva no começo do século XX
Henry Ford com o famoso modelo T, que revolucionou a indústria automotiva no começo do século XX
Foto: Getty Images

Um visionário na fazenda

A revolução promovida por Ford se baseou na introdução massiva de máquinas na produção industrial, mas a paixão pela tecnologia surgiu quando ele ainda vivia na fazenda do pai. Henry Ford nasceu em 1863 no condado de Wayne County, localizado no estado norte-americano de Michigan. Filho de fazendeiros, ele começou a trabalhar ainda bastante jovem como responsável pelos reparos das máquinas usadas na propriedade do pai. Foi nesta época que ele começou a observar as possibilidades de redução do trabalho manual oferecida pelas máquinas.

Aos 13 anos, seu pai o presenteou com um relógio de bolso, que Henry rapidamente desmontou e remontou, impressionando amigos e vizinhos, que passaram a mandar seus relógios para que o garoto consertasse. Infeliz com o trabalho agrícola, o jovem deixou a fazenda aos 16 anos para trabalhar como aprendiz de mecânico em Detroit.

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Em pouco tempo, ele desenvolveu grande habilidade para consertar e operar motores a vapor. Após passar por algumas empresas, finalmente foi contratado como engenheiro da Edison Illuminating Company, companhia de energia elétrica criada por Thomas Edison.

Três anos depois, ele atingiu a posição de chefia. Com a promoção, Ford passou a ter recursos para financiar um antigo projeto pessoal: criar uma carruagem que se movesse sem cavalos. Assim, em 1896, ele finalmente conseguiu tirar a ideia do papel e criou o primeiro protótipo do Quadriciclo Ford, que se movia com um motor alimentado por gasolina.

Na sequência, ele apresentou a invenção para Thomas Edison, que o incentivou a criar um segundo modelo corrigindo as falhas apresentadas no projeto inicial. Após algumas tentativas, ele criou um modelo chamado 999, que se notabilizou por atingir 147 km/h, uma velocidade incrível para a época.

Empresário ficou famoso por introduzir o modelo de linha de montagem na indústria
Foto: Evening Standard / Getty Images

Revolucionando a indústria

A repercussão gerada pelo feito o ajudou a conseguir US$ 28 mil junto a investidores para criar sua própria fábrica de automóveis. Nascia assim, em 1903, a Ford Motor Company. Depois de patinar nos primeiros anos, a empresa decolou em 1908, com o lançamento do revolucionário Ford T.

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Entre as novidades trazidas pelo modelo estavam o volante localizado no lado esquerdo e o motor e o câmbio fechados dentro do capô, trazendo muito mais segurança para o condutor. Além disso, a dirigibilidade do veículo era muito superior à dos carros da época.

Para completar, Ford resolveu implantar, em 1913, o modelo de linha de montagem e a produção em série em suas fábricas. Com isso, ao invés de um trabalhador ficar responsável por todo o processo de construção do carro, ele passava a se especializar em uma determinada etapa. Isto fez com que o preço final dos carros Ford caísse ano a ano, se tornando muito mais acessíveis para o consumidor.

Com a diminuição dos custo de produção, no ano seguinte Ford anunciou um programa de redução da jornada de trabalho, folgas nos finais de semana e um aumento no salário mínimo diário para US$ 5, montante bem superior ao oferecido pela concorrência. O pacote resultou na migração dos engenheiros mais qualificados do setor para suas fábricas, aumentando ainda mais a hegemonia da empresa.

Todas estas medidas foram fundamentais para a popularização do automóvel e o posterior crescimento da empresa. Para se ter uma ideia, cerca de metade dos carros dos Estados Unidos em 1918 eram do modelo T. Neste mesmo ano, Henry transferiu o controle da companhia para seus filhos, mas manteve a autoridade de dar a decisão final em algumas questões. Mesmo com uma participação menor do fundador, a Ford Motor Company continuou inovando, e na década de 1930 a empresa passou a adotar um sistema de atualização anual dos modelos, similar ao adotado hoje pelas indústrias automotivas.

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Ford, no entanto, nunca conseguiu se afastar totalmente de sua empresa. Em 1943, aos 80 anos, o empresário chegou a reassumir a presidência da companhia, mas a saúde debilitada o obrigou a abandonar o cargo dois anos depois, passando o bastão para seu neto, Henry Ford II.

Vítima de uma hemorragia cerebral em 1947, Ford deixou este mundo para entrar para a história. Pioneiro da indústria moderna, é considerado até hoje como um dos grandes empresários da história dos Estados Unidos, tento papel fundamental na construção da economia do país nas primeiras décadas do século XX.

Fonte: PrimaPagina
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