Inspirado no período em que viveu e trabalhou no Japão com dois amigos, o advogado paulista Wilson Kano resolveu trazer ao País em 2013 um restaurante que oferecesse o bentô, uma espécie de marmita japonesa com porções individuais de alimentos orientais.
Os colegas acabaram virando sócios e hoje a ObentôMania conta com quatro lojas, duas próprias e outras duas franqueadas. Na rede, os empresários servem mais de 200 combinações de pratos que custam uma média de R$ 18 no almoço e R$ 22 no jantar. Entre os alimentos que compõem o cardápio da marca estão opções já bem conhecidas no Brasil como o salmão, atum, guioza (bolinho com carne de porco), bifum (macarrão de arroz) e os temakis.
Na concorrência, o empresário fala apenas do China in Box que possui pratos prontos inspirados na culinária chinesa. "Nosso concorrente não permite que o cliente troque os itens dos pratos, por aqui a clientela escolhe exatamente aquilo que gosta", defende Kano.
Para uma loja de 60 a 100 metros quadrados, o investimento total custa de R$ 150 mil a R$ 200 mil, já inclusos todos os equipamentos da unidade, taxa de franquia, projeto arquitetônico, reforma do ponto, capital de giro, treinamento e até os uniformes da equipe, que deve ser de pelo menos cinco pessoas.
De acordo com o empresário, o prazo esperado de retorno do investimento é de 18 meses com faturamento mensal de R$ 60 mil a R$ 80 mil.
"Em uma loja com metragem a partir de 60 metros quadrados podemos receber até 20 clientes sentados, mas o nosso forte é mesmo o delivery, que representa algo em torno de 80% do faturamento", explica.
Publicidade
Para os investidores que não possuem experiência no ramo de alimentação, principalmente asiático, Kano já adianta que os franqueados da empresa só precisam se preocupar em servir as refeições, toda a preparação dos bentôs é feita na fábrica da rede, localizada na zona sul de São Paulo, no bairro da Saúde.
1 de 10
Yoi! Rolls & Temaki | no caso de uma loja padrão o investimento deve ser de R$ 200 mil a R$ 300 mil. O franqueado que optar pelo quiosque deverá pagar R$ 140 mil, ambos já incluem taxa de franquia de R$ 50 mil
Foto: Divulgação
2 de 10
Jin Jin Sushi | com as opções de loja e quiosque, os restaurantes custam R$ 120 mil e R$ 400 mil, respectivamente. A área da loja deve ter no mínimo 10 metros quadrados e 14 funcionários. O prazo de retorno previsto pela franqueadora vai de 18 a 36 meses
Foto: Divulgação
3 de 10
China in Box | a rede surgiu em 1992 da ideia do ex-dentista Robinson Shiba que sonhava em ser empreendedor. Hoje o maior delivery de comida oriental da América Latina soma 164 unidades. O investimento vai de R$ 540 mil a R$ 730 mil
Foto: Divulgação
4 de 10
Little Tokyo | especializado em culinária japonesa, o restaurante exige investimentos a partir de R$ 1,5 milhão, sem contar taxa de franquia (R$ 80 mil) e capital de giro (R$ 100 mil). O faturamento médio mensal do negócio é de R$ 300 mil e o prazo de retorno apontado pela marca vai de 24 a 36 meses. O contrato deve ser de no mínimo 60 meses
Foto: Divulgação
5 de 10
Jin Jin Wok | com 67 franquias no mercado, uma unidade com a bandeira custa pelo menos R$ 350 mil. A taxa de franquia sai por R$ 30 mil e o capital de giro R$ 25 mil. O faturamento mensal esperado é de R$ 100 mil em uma loja de 35 a 45 metros quadrados
Foto: Divulgação
6 de 10
Yakisoba Factory | com faturamento médio mensal previsto de R$ 65 mil, a unidade pode custar de R$ 196,2 mil a R$ 299,8 mil. A franqueadora oferece apoio para o projeto arquitetônico, além de assessoria financeira
Foto: Divulgação
7 de 10
Gendai | Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), uma loja da marca que tem a Sabrina Sato como garota propaganda custa de R$ 530 a R$ 610 mil, o que inclui gastos com reforma do ponto comercial e equipamentos, taxa de franquia e capita de giro
Foto: Divulgação
8 de 10
Koni Store Express | marca carioca que comercializa de sushis a sobremesas prevê investimento inicial de R$ 465 mil a R$ 600 mil. O faturamento mensal médio é previsto em R$ 125 mil com retorno entre 30 e 36 meses
Foto: Youtube
9 de 10
Sushi Namoto | fundada em 2011, a marca traz as opções de delivery, loja de rua ou shopping. O investimento total, que é composto por taxa de franquia, capital para instalação e capital de giro, vai de R$ 340 mil a R$ 600 mil
Foto: Youtube
10 de 10
Sushiloko | nesta oportunidade o faturamento médio por mês é de R$ 107 mil para um investimento total que vai de R$ 250,9 mil a R$ 410,9 mil. O prazo de retorno médio indicado pelo franqueador fica entre 18 e 30 meses
Quer realizar o sonho de montar o próprio negócio? Aprenda como se preparar da melhor maneira e destaque-se no mercado! Curso certificado pelo MEC, comece já!