Se você quer abrir o próprio negócio mas não tem muito capital para dar o pontapé inicial, a solução pode estar em algumas franquias certificadas pela Associação Brasileira de Franquias (ABF) que demandam investimento inferior a R$ 25 mil. É o caso da Home Angels. Criada em 2009, a rede de cuidadores atende desde idosos até recém-nascidos e pessoas em recuperação cirúrgica. Com um investimento inicial a partir de R$ 21 mil, a Home Angels tem previsão de faturamento mensal de R$ 75 mil, prometendo retorno do capital inicial em um período de 6 a 12 meses
Foto: Alexander Raths
2 de 10
On Byte - Criada em 2002, a rede de cursos profissionalizantes e de informática atua por meio de programas de computador e apostilas de apoio. Com um investimento inicial a partir de R$ 23 mil, a On Byte tem previsão de faturamento mensal de R$ 20 mil e promete retorno entre 12 e 24 meses
Foto: YanLev
3 de 10
Doutor Faz Tudo - Criada em 2008, a rede presta serviços de reparos e reformas em imóveis residenciais e comerciais. Com um investimento inicial a partir de R$ 23 mil, a Doutor Faz Tudo tem um faturamento mensal estimado em R$ 50 mil, prometendo retorno entre 6 e 12 meses
Foto: Dmitrijs Dmitrijevs
4 de 10
Dr. Jardim - Criada em 2009, a rede presta serviços de manutenção de piscinas e jardins. Com um investimento inicial a partir de R$ 21 mil, a Dr Jardim tem um faturamento mensal estimado em R$ 30 mil, prometendo retorno entre 6 e 12 meses
Foto: IVL
5 de 10
Jan-Pro - Criada em 1991, a rede de serviços de limpeza e manutenção de imóveis atende desde hospitais até escolas, restaurantes e bancos. Com um investimento inicial a partir de R$ 8 mil, a Jan-Pro tem um faturamento mensal estimado em R$ 70 mil, prometendo um retorno entre 7 e 12 meses
Foto: Dmitry Kalinovsky
6 de 10
Ligue Site - Criada em 2002, a rede de criação de sites trabalha com uma linha completa de serviços digitais, desde a hospedagem até a manutenção do endereço virtual. Com um investimento inicial a partir em R$ 24 mil, a Ligue Site conta com 129 unidades franqueadas no país e duas no exterior e promete retorno do capital inicial em um horizonte de 6 a 25 meses
Foto: marekuliasz
7 de 10
Guia-se - Criada em 1997, a rede de negócios pela internet presta serviços de criação e manutenção de sites e marketing digital. Com um investimento inicial a partir de R$ 24,9 mil, a Guia-se tem previsão de faturamento mensal de R$ 15 mil, prometendo retorno entre 6 e 24 meses
Foto: Sergey Nivens
8 de 10
The Kids Club - Criada em 1987, a rede oferece cursos de inglês para crianças a partir de dois anos. Com um investimento inicial a partir de R$ 19 mil, a franquia tem previsão de faturamento mensal estimado de R$ 6 mil e promete retorno do capital inicial em um período de 18 e 24 meses
Foto: michaeljung
9 de 10
Pet Cursos - Criada em 2003, a rede de cursos profissionalizantes e treinamentos atua nas áreas administrativa, de idiomas, informática e saúde. Com um investimento inicial a partir em R$ 19,5 mil, a Pet Cursos tem um faturamento mensal estimado de R$ 35 mil, prometendo um retorno entre 6 e 12 meses
Foto: racorn
10 de 10
Tutores - Criada em 2007, a rede de educação multidisciplinar e serviços de tutoria oferece desde reforço escolar para jovens até cursos de artes para idosos. Com um investimento inicial a partir de R$ 20 mil, a Tutores tem um faturamento mensal estimado em R$ 25 mil, prometendo um retorno entre 6 e 12 meses
Foto: Monkey Business Images
Se você pensa em investir em uma franquia, é importante buscar informações antes de colocar suas economias no negócio. Uma boa referência para o setor é o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que avalia o nível de satisfação dos franqueados em relação à matriz.
Publicidade
Das cerca de 2 mil redes de franquias operando no país, 165 receberam a chancela da entidade em 2013. Para obter a certificação, as empresas devem se submeter a uma avaliação dos seus franqueados por meio de um questionário. Os critérios avaliados são a satisfação geral em relação à franquia – que tem peso 3 na nota final –, a satisfação com a marca e a rentabilidade (peso 2) e a satisfação com o suporte operacional (peso 1).
Entre os pontos específicos abordados estão o relacionamento do franqueador com seus franqueados, treinamento, abastecimento, suporte e serviços prestados, rentabilidade, assessoria para implementação do negócio e exatidão no orçamento dos investimentos.
Ao se candidatar ao Selo de Excelência, as franquias se dividem em três categorias. A Pleno inclui aquelas com pelo menos 10 franqueados e dois anos de atuação. A Sênior é voltada para quem tem 30 franqueados e funciona há cinco anos. Finalmente, são enquadrados na Master as redes com 60 ou mais franqueados e que existem há pelo menos dez anos.
Uma vez concedido, o Selo de Excelência tem validade de um ano, devendo ser renovado caso o franqueador deseje continuar a usá-lo. Confira na galeria acima alguns exemplos de franquias certificadas cujo investimento inicial é inferior a R$ 25 mil.