Franquias certificadas dão maior segurança a empreendedor

Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising ajuda a identificar redes mais sólidas

25 set 2014 - 08h00
(atualizado em 23/6/2015 às 16h44)

<p>Diversas franquias que atuam na área de educação demandam baixo investimento e contam com certificação da ABF</p>
Diversas franquias que atuam na área de educação demandam baixo investimento e contam com certificação da ABF
Foto: YanLev / Shutterstock

Se você pensa em investir em uma franquia, é importante buscar informações antes de colocar suas economias no negócio. Uma boa referência para o setor é o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que avalia o nível de satisfação dos franqueados em relação à matriz.

Publicidade

Das cerca de 2 mil redes de franquias operando no país, 165 receberam a chancela da entidade em 2013. Para obter a certificação, as empresas devem se submeter a uma avaliação dos seus franqueados por meio de um questionário. Os critérios avaliados são a satisfação geral em relação à franquia – que tem peso 3 na nota final –, a satisfação com a marca e a rentabilidade (peso 2) e a satisfação com o suporte operacional (peso 1).

Consultoria elege as 25 franquias mais inovadoras do Brasil

Sebrae subsidia aprimoramento tecnológico de empresas

‘Steve Jobs do passado’, Thomas Edison lucrou com invenções

Publicidade

Entre os pontos específicos abordados estão o relacionamento do franqueador com seus franqueados, treinamento, abastecimento, suporte e serviços prestados, rentabilidade, assessoria para implementação do negócio e exatidão no orçamento dos investimentos. 

Ao se candidatar ao Selo de Excelência, as franquias se dividem em três categorias. A Pleno inclui aquelas com pelo menos 10 franqueados e dois anos de atuação. A Sênior é voltada para quem tem 30 franqueados e funciona há cinco anos. Finalmente, são enquadrados na Master as redes com 60 ou mais franqueados e que existem há pelo menos dez anos.

Uma vez concedido, o Selo de Excelência tem validade de um ano, devendo ser renovado caso o franqueador deseje continuar a usá-lo. Confira na galeria acima alguns exemplos de franquias certificadas cujo investimento inicial é inferior a R$ 25 mil.

Fonte: PrimaPagina
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações