Diversos ramos de atividade estão disponíveis para investidores interessados em franquias, com valores de investimento variados. Um dos pontos importantes é a análise cuidadosa dos documentos antes de assinar o contrato.
Quem deseja investir em uma franquia tem muitos ramos de atividade e valores de investimento disponíveis. E o ano de trabalho já começou para as franqueadoras, que estão selecionando franqueados para todo o Brasil.
“O processo de seleção talvez seja a etapa mais importante do relacionamento entre o franqueado e a franqueadora, porque é nesse momento que o investidor entende como as empresas trabalham, quais são seus valores e objetivos, a estrutura oferecida, o mercado em que atuam e as atividades que realizará no dia a dia. Ele precisa fazer todas as perguntas que lhe permitam ter parâmetros para a tomada de decisão”, diz Melitha Novoa Prado, advogada com 35 anos de experiência em franchising, sócia do escritório Novoa Prado Maciel Pinheiro Advogados.
Em relação aos cuidados para abrir uma franquia, a advogada aconselha que se analisem os documentos com cautela, negociando cláusulas contratuais que se considerem impraticáveis. “O contrato de franquia não é de adesão e existem pontos que podem ser negociados entre as partes. Por isso, é fundamental que o franqueado leia tudo e só assine o documento após ter esclarecimento do processo”, alerta.
Ela também diz que uma boa conversa com franqueados e ex-franqueados da rede esclarece os pontos fracos e fortes da marca e mostra se vale a pena investir. “Todas as redes oferecem pontos positivos e negativos e é preciso entender se os déficits são superáveis. Mas é preciso entrar no negócio conhecendo as suas regras e tendo o maior número de informações possível”, aconselha.
Existem franquias em todas as faixas de investimento e, aqui, selecionamos 12 marcas em plena expansão para todo o Brasil.
Norah Acessórios
Rede pernambucana de bijuterias e acessórios com 12 lojas próprias (quatro no estado de São Paulo e oito em Pernambuco) e uma franqueada (Pernambuco). Tem como diferencial o valor acessível das peças ofertadas, que são repostas semanalmente, levando ao consumidor novidades de forma recorrente. Oferece três formatos de negócios, dentre eles uma micro franquia.
Investimento inicial: R$ 96 mil (quiosque), com taxa de franquia, instalações e estoque inicial a R$ 196 mil (loja em shopping)
Faturamento médio mensal: Entre R$ 80 mil e R$ 100 mil
Prazo de retorno: 12 meses
Doutor Hérnia
Rede de clínicas especializadas no tratamento de coluna vertebral e não-cirúrgico de hérnia de disco, com 220 unidades franqueadas pelo Brasil e uma nos Estados Unidos. O franqueado não precisa ser um fisioterapeuta para atuar na franquia, podendo ser gestor da unidade e atuar como captador comercial, inclusive à distância.
Mais da metade da rede é multifranqueada, gerindo suas unidades com apoio de equipe bem treinada. Tem metodologia exclusiva, com uso de equipamentos que permitem a padronização do tratamento de reabilitação do paciente.
Investimento inicial: R$ 130 mil, com taxa de franquia, equipamentos e instalações
Faturamento médio mensal: R$ 60 mil, com lucratividade de 50%
Prazo de retorno: Entre 7 e 9 meses
Unhas Club
A Unhas Club é uma microfranquia que oferece serviços variados de tratamento e embelezamento de unhas para todas as necessidades femininas e masculinas. Tem como diferencial a alta qualidade dos serviços prestados, a experiência do cliente e o clube de assinaturas.
Investimento inicial, incluindo taxa de franquia: R$ 107,5 mil
Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
Prazo de retorno: a partir de 24 meses
Nutty Bavarian
Fundada no Brasil em 1996, a Nutty Bavarian, famosa pelas castanhas glaceadas mais cheirosas do Brasil, conta hoje com mais de 170 unidades (lojas e quiosques), em vários estados brasileiros. Além do formato mais tradicional da marca – quiosque instalado dentro de shoppings, aeroportos e grandes varejistas -, a rede oferece outros modelos de franquias para atender às necessidades de diferentes locais.
Investimento inicial (taxa de franquia + estrutura + capital de giro): R$ 114,5 mil
Faturamento médio mensal: R$ 42 mil
Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
FrogPay
É uma fintech que oferece também franquias de maquininhas – a FrogFranquia –, proporcionando soluções financeiras completas e descomplicadas. Combina a praticidade dos recebimentos presenciais com as vantagens de um banco 100% digital, garantindo segurança e tranquilidade por meio de contas Premium. Tem como missão romper com as burocracias e taxas convencionais, proporcionando um relacionamento financeiro moderno e personalizado. Atualmente conta com 80 unidades em todo o Brasil.
Investimento inicial: R$ 4.999,00
Faturamento médio mensal: R$ 1.000.000,00
Prazo de retorno: 1 mês
Dr. Shape
A Dr. Shape é uma rede com 70 lojas de suplementos alimentares e artigos esportivos no Brasil e uma em Portugal, com 23 anos de mercado. Tem oportunidades para todo o Brasil, em lojas de rua ou de shoppings.
Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil, com estoque inicial e instalação
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
Prazo de retorno: 36 meses
Mineiro Delivery
A Mineiro Delivery é uma rede de comida brasileira na caixinha. Atuando exclusivamente com o sistema de entregas (delivery), a marca consegue otimizar sua operação a partir de uma dark kitchen, ou seja, na mesma cozinha ele poderá implantar mais marcas do mesmo grupo, ampliando seus resultados de vendas: O Tropeiro, SandubUai e Casa di Itália. Para viabilizar novas lojas, a Mineiro Delivery parcelará em dez vezes a taxa de franquia para novos franqueados. O valor da taxa é de R$ 35 mil para implantação da marca Mineiro Delivery ou R$ 55 mil para a dark kitchen, com outras marcas além dessa.
Investimento inicial: a partir de R$ 185 mil, com taxa de franquia, equipamentos e instalações
Faturamento médio mensal: R$ 90 mil
Prazo de retorno: Entre 18 e 24 meses
Vogar Empreendimentos Franchising
A Vogar Empreendimentos é uma franquia de loteadoras do Brasil. A empresa é especializada em loteamentos, condomínios fechados, bairros planejados, chacreamentos e complexos logísticos industriais. A Vogar busca empreendedores visionários, com olhar estratégico para identificar oportunidades, antecipar tendências do mercado imobiliário e planejar o desenvolvimento de áreas que atendam às necessidades futuras. O negócio é altamente rentável, com margens que chegam a 40% do valor total do loteamento.
Investimento inicial: a partir de R$ 49.900,00 (modalidade Terrenista, proprietário da área), R$ 149.000,00 (adquirir sua própria loteadora, e desenvolver loteamentos)
Faturamento médio mensal: R$ 200 mil (a partir da incorporação imobiliária)
Tempo de retorno: Entre 6 e 18 meses
Tintas MC
A Tintas MC, rede de lojas de tintas com mais de 220 unidades pelo Brasil, está em plena expansão, visando muito as regiões norte e nordeste. A rede possui três modelos de negócios: Tradicional, Shop in Shop e Conversão de Loja. A marca também conta com sua marca própria de tintas que vem fortalecendo ainda mais o negócio.
Investimento – a partir de R$ 450 mil (loja tradicional)
Faturamento médio mensal – a partir de R$ 180 mil (até 2 anos) e R$ 350 mil (a partir de 30 meses)
Retorno do investimento – 24 a 36 meses
Budda Spa
Fundada em 2001 por Gustavo Albanesi e Jayme Santos, ex-executivos do mercado financeiro, o Buddha Spa é uma rede de spas urbanos da América Latina, com 109 unidades em várias cidades brasileiras, a rede tem por objetivo levar seu modelo de negócio para capitais e interior do país.
Investimento – a partir de R$ 600 mil
Faturamento médio mensal – R$ 160 mil
Royalties: 6% do faturamento
Prazo de retorno do investimento: de 24 a 36 meses
Farmelhor
Fundada em 2011, no estado de Minas Gerais, a rede de franquia possui mais de 470 unidades em operação e está presente em todos os estados do país.
Investimento: R$ 150 mil (lojas de conversão) e R$ 450 mil (novas lojas)
Faturamento médio mensal: R$ 220 mil
Prazo de retorno do investimento: a partir de 18 meses (conversão) e 30 meses (nova loja)
Sorvetes Rochinha
As lojas da tradicional marca paulista são chamadas de Praça Rochinha e remetem ao clima litorâneo e descontraído. Oferecem sorvetes de massa e de picolés, com opções zero açúcar, além de açaí, milk shakes e os Mini Rochinhas, sorvetes de bolinhas congelados com nitrogênio líquido a -40 graus. A marca tem 40 anos de história e começou o processo de expansão em franquias em 2016.
Investimento: a partir de 250 mil
Faturamento médio mensal: 75 mil
Tempo médio de retorno: 24 meses
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.