A Empório Coisas de Minas, rede de franquias com 14 unidades e uma receita anual de R$ 12 milhões, nasceu do interesse dos paulistanos pelo produto de origem mineira. Natural de Muzambinho, no sul de Minas Gerais (MG), Lilian Teodoro Lisa, 42 anos, proprietária da marca, conta que a ideia para abrir o negócio veio depois de vários pedidos de amigos que moram em São Paulo (SP).
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A empreendedora relata que sempre que ia visitar a família e voltava à capital paulista, vinha com a mala cheia de encomendas de produtos típicos para amigos. Entre pães de queijo, doces de leite, cachaça e outras iguarias, viu uma oportunidade de criar o negócio. Em 2013, Lilian iniciou sua trajetória empresarial ao abrir a primeira loja de 100 metros quadrados no bairro da Mooca, em São Paulo.
Há mais de 10 anos com a marca no mercado, a Empório Coisas de Minas se tornou uma rede de franquias especializada em delícias mineiras, com unidades em São Paulo e na Bahia. Ao Terra, a mineira – que trouxe o DNA empreendedor de sua família – contou como fez o negócio crescer ao longo de uma década. Este ano, a empresa projeta um faturamento de R$ 15 milhões.
"Fui criada atrás de um balcão. Os meus pais tinham comércio na minha cidade de Minas. Eu me mudei para São Paulo em 2004 para fazer estágio na área farmacêutica, mas quando eu tive meu primeiro filho eu acabei deixando a área para me dedicar à família. Quando a minha segunda filha fez um ano, eu decidi empreender", conta Lilian Lisa, que investiu R$ 100 mil no negócio.
Em 2016, ao lado do marido, Juliano Lisa, resolveu expandir a marca e criar o modelo de franquia. De lá para cá, o negócio virou um sucesso.
"Esse sucesso sem dúvida nenhuma é resultado de muito trabalho tanto meu como do meu esposo. O Juliano deixou a área em que ele trabalhava com o comércio exterior para empreender comigo. Na verdade, ele quem trouxe essa ideia de franquiar o negócio", afirma.
Modelo de negócio
Com a proposta de oferecer produtos mineiros autênticos em um ambiente que resgata a atmosfera das fazendas de Minas, Lilian conseguiu transformar um pequeno empório em uma rede de sucesso. O Empório Coisas de Minas tornou-se uma referência no setor de alimentação, especialmente no segmento de cafés e quitandas mineiras.
"Nosso ambiente é bem rústico. Ele traz elementos que remetem ao passado, ao campo e a uma casa de vó. Todas as lojas têm essa decoração típica: as paredes descascadas, decorações como fogão a lenha e peças antigas. Quem vem à nossa loja é como se tivesse tomando café no sítio, na fazenda ou no campo", detalha a empreendedora.
Além do ambiente, Lilian ressalta que os produtos artesanais são um diferencial que atrai clientes.
"A gente preza muito por qualidade. O nosso grande diferencial, além desse ambiente totalmente acolhedor e rústico, é esse o cuidado com a qualidade e o sabor dos nossos produtos", frisa.
As franquias da marca são valorizadas pelo retorno financeiro e pelo compromisso com a cultura mineira e o desenvolvimento de produtores da região. O investimento inicial para estabelecer uma franquia da marca começa em torno de R$ 350 mil. Segundo a empresária, o tempo de retorno médio é de 24 meses.