3 dicas especiais para conciliar maternidade e negócios

A mulher precisa se esforçar muito mais e provar, a cada dia, que é capaz, afirma Brunna Farizel, fundadora da Splash Bebidas Urbanas

21 set 2024 - 06h11
Resumo
Brunna Farizel, fundadora da rede Splash Bebidas Urbanas, mostra como é possível conciliar maternidade e carreira de sucesso.
Brunna Farizel
Brunna Farizel
Foto: Divulgação

A trajetória da capixaba Brunna Farizel, mãe de três filhos – Helena (6), Sofia (4) e Enrico (8 meses) – e fundadora da rede Splash Bebidas Urbanas, prova que é possível conciliar os desafios da maternidade com a construção de uma carreira sólida no mundo dos negócios. Há seis anos, Brunna deu início à construção de sua marca enquanto estava grávida de sua primeira filha. Desde então, sua história tem sido um exemplo de como as mulheres podem superar barreiras e liderar empreendimentos de sucesso, sem renunciar à vida familiar.

Uma pesquisa recente realizada pela FIA Business School revelou que, em 2023, as mulheres ocupavam 38% dos cargos de liderança no Brasil, mantendo o patamar do ano anterior. Esse dado revela como o caminho da liderança feminina ainda é desafiador, especialmente para aquelas que conciliam a carreira com a maternidade.

Publicidade

"Ser empresária e mãe de três me fez entender muito sobre equilíbrio e a necessidade de definir prioridades, proporcionando a flexibilidade de estar presente na vida dos meus filhos, enquanto construo um negócio relevante", afirma Brunna. 

Para ela, maternidade e negócios não são forças opostas, mas sim complementares, com sua experiência como mãe influenciando positivamente sua visão estratégica e capacidade de liderança.

Desafios extras

No entanto, para Brunna, ‘a mulher precisa se esforçar muito mais e provar, a cada dia, que é capaz’, pois existe um conceito muito forte de que as lideranças ainda são vistas sob uma ótica masculina. 

“Quando uma mulher decide ser mãe, por exemplo, ela enfrenta uma curva de dificuldade, muitas vezes se sentindo fragilizada durante a licença-maternidade, com medo de como será seu retorno", afirma. "Se todas as lideranças forem construídas somente com base nessa visão masculina, quantos anos ainda teremos que percorrer para que as necessidades e anseios do feminino sejam plenamente reconhecidos?"

Publicidade

 Para ela, a construção de uma nova geração de líderes exige que se fortaleça cada vez mais a presença feminina, criando um espaço em que o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal seja respeitado e promovido.

 Confira algumas dicas de Brunna para outras mulheres que desejam conciliar maternidade e negócios:

• Defina suas prioridades – "Entender o que é mais importante em cada momento da vida é fundamental para equilibrar as demandas do trabalho e da família."

• Construa uma rede de apoio – “É essencial ter uma equipe de confiança tanto no trabalho quanto em casa para dividir responsabilidades e garantir que tudo funcione de maneira harmônica.”

• Persista e seja resiliente – “O caminho do empreendedorismo é cheio de desafios, mas o que diferencia quem tem sucesso é a capacidade de persistir diante das dificuldades.”

Publicidade

Com mais de 100 unidades da rede de cafeterias Splash Bebidas Urbanas no Brasil e no início de uma expansão internacional, Brunna reforça a necessidade de mais mulheres ocuparem posições de liderança, seja no mundo corporativo ou como empreendedoras. A Splash, inclusive, tem como uma das sócias a apresentadora Sabrina Sato, que também vive essa realidade.

“Acredito que a maternidade me tornou uma líder mais empática e focada. Ser mãe me ensinou a administrar meu tempo, fazer a gestão correta do foco da minha energia e a enxergar o crescimento da minha empresa como algo que complementa a minha vida familiar, e não algo que compete com ela”, finaliza Brunna.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações