De acordo com levantamento do Sebrae, as mulheres representam 34,4% do total de fundadoras de empresas no Brasil, um número significativo que demonstra o crescente protagonismo feminino no mundo dos negócios. Elas atuam principalmente no setor de serviços, impulsionando a economia nacional e ocupando o 7º lugar no ranking global de países com maior número de empreendedoras.
O crescimento do segmento é reflexo de diversos fatores que têm impulsionado as mulheres a se lançarem em novos empreendimentos. O aumento do acesso à educação e ao crédito, a maior participação feminina na força de trabalho e o fortalecimento das redes de apoio são apenas alguns desses fatores. Essas condições oferecem a base necessária para que as mulheres conquistem não só a autonomia financeira, mas também se tornem líderes em suas áreas de atuação,
Entretanto, embora o número de mulheres empreendedoras cresça a passos largos, elas ainda enfrentam desafios significativos, como a desigualdade de acesso a recursos financeiros, a falta de apoio institucional e a persistência de estigmas em torno da capacidade feminina no mercado de trabalho.
Apesar desses desafios, elas seguem firmes em suas trajetórias, criando oportunidades e inovando em diversas áreas. Se antes a ideia de começar um negócio era vista como uma tarefa árdua, hoje, o número crescente de mulheres que se tornam donas de empresas milionárias demonstra que é possível transformar a realidade com perseverança, coragem e visão estratégica.
Conheça agora as histórias inspiradoras de oito empreendedoras que, partindo do zero, conquistaram o topo do mercado e hoje faturam milhões com seus negócios.
Débora Alberti, fundadora da Itália no Box
Débora Alberti, advogada e mãe de três filhos, encontrou na gastronomia uma forma de superar desafios pessoais e construir uma carreira de sucesso. Cofundadora da Itália no Box, ela foi peça-chave no crescimento da rede, oferecendo suporte aos franqueados e contribuindo para a padronização e expansão da marca. Hoje, a franquia está presente em mais de 70 cidades e faturou mais de R$ 80 milhões em 2024. Para Débora, confiança e persistência são essenciais para quem deseja empreender, encarando desafios como oportunidades de crescimento.
Aline Jácomo, fundadora da Marketing Bag
Aline Jácomo é cofundadora da Marketing Bag, rede de franquias especializada em publicidade em saquinhos de pão. Ao lado de seu marido, André Jácomo, Aline desempenha uma série de funções cruciais dentro da empresa, desde a supervisão da administração até a produção de conteúdo para as redes sociais da marca.
“Trabalho em conjunto com os franqueados, supervisiono a administração da franquia e ainda produzo vídeos para as redes sociais. Aqui, coloco um pouco de mim em tudo. Atribuo o sucesso da franquia aos nossos esforços,” conta Aline, destacando o papel ativo que desempenha em todas as áreas da empresa.
Vanessa Ban, fundadora da Super Geeks
Outro caso de destaque é o de Vanessa Ban, fundadora da SuperGeeks, escola de programação voltada para crianças e adolescentes. A empreendedora sempre acreditou que a educação em tecnologia deveria ser acessível a todos, independentemente do gênero. Antes de fundar a franquia, Vanessa foi professora, tendo lecionado da pré-escola ao ensino médio e se especializou na área de educação, onde teve a oportunidade de vivenciar os desafios enfrentados por profissionais da área.
A ideia de criar a SuperGeeks surgiu quando ela percebeu a falta de oportunidades para jovens, especialmente meninas, em cursos de programação. “Queria criar um ambiente onde os jovens pudessem explorar a tecnologia de forma criativa e colaborativa”, afirma Vanessa. Hoje, a rede já possui 56 unidades em todo o Brasil, formando milhares de alunos e estimulando habilidades essenciais como pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe. Além de ensinar programação, o programa inclui atividades que incentivam a autoestima e a liderança entre as alunas, preparando-as para uma futura carreira na tecnologia. “Estamos moldando a próxima geração de inovadores”, completa Vanessa, destacando seu compromisso em empoderar jovens por meio da educação.
Soni Cassiano, fundadora da Essanto
Soni Cassiano é uma empreendedora de sucesso no mercado nordestino, com mais de 20 anos de experiência no setor moveleiro. Ela é sócia administradora da Essanto, uma fábrica de móveis planejados, e da Viva Móveis.com, pioneira no Brasil ao adotar o conceito "fígital", que une o físico e digital. Ambas fazem parte do Grupo Officina, refletindo sua visão inovadora.
Sua busca constante por inovação contribui não apenas para o crescimento dos negócios, mas também para a geração de empregos e o desenvolvimento de ações socioambientais na Paraíba. “Trabalhamos com pessoas e para pessoas. O sucesso é fruto de dedicação e trabalho”, afirma Soni.
Jéssica Ramalho, fundadora da Acuidar
Jéssica Ramalho é a fundadora da Acuidar, franquia de cuidadores especializados da América Latina. Sua trajetória começou com a experiência pessoal de cuidar de seu pai, que enfrentava doenças como diabetes e demência. Em 2016, com um empréstimo de R$ 10 mil, ela e seu marido, o médico Vitor Hugo de Oliveira, fundaram a Acuidar, com o objetivo de atender à crescente demanda por cuidados especializados. A expansão para o modelo de franquias em 2020 foi um marco importante, permitindo que a empresa alcançasse mais de 250 unidades no Brasil e um faturamento de R$ 182 milhões em 2024.
Hoje, a Acuidar projeta superar 300 unidades até 2025 e expandir internacionalmente. Jéssica também equilibra sua carreira com a maternidade de dois filhos, utilizando as habilidades de organização e decisão rápida adquiridas na maternidade para gerenciar com sucesso sua empresa.
Kelly Nogueira, fundadora da Espaço Make
Kelly Nogueira, ex-policial militar, transformou sua trajetória de superação em um império no setor de beleza acessível. Após 12 anos atuando como soldado da Polícia Militar, ela pediu licença em 2018 para buscar uma nova oportunidade e passar mais tempo com seus três filhos. Iniciou sua jornada empreendedora com um quiosque de esmaltes no Shopping Metrô Itaquera, onde logo começou a ganhar o dobro do que recebia na PM.
Com a pandemia de 2020, Kelly enfrentou grandes desafios: os quiosques fecharam e as despesas continuaram. Porém, ao perceber a crescente demanda por maquiagem de qualidade e preço acessível, ela reinventou seu negócio, transformando a esmalteria em um centro de beleza popular. Assim nasceu o Espaço Make by Kelly Nogueira, que logo conquistou sucesso por oferecer maquiagem de baixo custo, mas de boa qualidade. Hoje, a franquia fatura cerca de R$ 12 milhões ao ano e conta com 8 lojas próprias e 14 unidades franqueadas.
Marina Groke, fundadora da Unhas Cariocas e da Escova Express
Marina Groke, fundadora da Unhas Cariocas, transformou sua paixão por beleza em um verdadeiro império. Após anos como franqueada no setor de idiomas ao lado de seu marido, Maurício Cesar, ela decidiu abrir, em 2017, sua primeira unidade de manicure em Taubaté. Sentindo a falta de um estabelecimento de qualidade na região, Marina criou a Unhas Cariocas com um diferencial: a técnica emóli, que dispensa o uso de alicate e garante mais rapidez e segurança aos serviços.
O sucesso foi imediato, e a marca logo se tornou uma franquia. Hoje, a Unhas Cariocas conta com 95 unidades em 12 estados e encerrou 2024 com um faturamento de R$ 54,5 milhões, com projeções de dobrar esse valor em 2025. A empresa também investe em sua linha própria de produtos, com aquisições como a Alona Laboratórios e Cosméticos e a Keragel, para ampliar seu portfólio e otimizar os serviços.
Angélica Leising, fundadora da Prioridade 10
Angélica Leising, ao lado de seu marido Rogério Zorzetto, fundou a Prioridade 10 em 2014, em Cunha Porã/SC, uma pequena cidade com pouco mais de 11 mil habitantes. Com o desejo de oferecer produtos acessíveis e de qualidade, a loja de departamentos nasceu com a proposta de vender itens de até R$ 20. O foco inicial eram produtos de confecção, mas, com o sucesso da primeira unidade, a marca rapidamente diversificou seu portfólio, incluindo brinquedos, maquiagem e acessórios.
Sem grandes experiências profissionais, mas com muito empenho e dedicação, o casal transformou o negócio em um fenômeno. Em 2024, a Prioridade 10 atingiu um faturamento superior a R$ 250 milhões e conta com 73 unidades, sendo 20 delas próprias. Em 2022, a empresa migrou para o modelo de franquias, impulsionando ainda mais sua expansão. Com um ticket médio de R$ 40, a Prioridade 10 aposta em produtos de qualidade a preços acessíveis, além de investir em marca própria para se destacar no mercado.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.