Fernando Gabas fundou a Academia Soul após sobreviver a um aneurisma cerebral nos Estados Unidos, inicialmente como ONG, e hoje busca expandir seu impacto por todo o Brasil.
A história de Fernando Gabas com a Academia Soul, especialista em tecnologia para educação, competências socioemocionais e habilidades para a vida, começa em 2012, quando ele morava nos Estados Unidos e, por conta do estresse, sofreu uma ruptura de um aneurisma cerebral, que quase o levou à morte.
Anuncie seus produtos e serviços na internet e veja sua empresa crescer. Planos a partir de R$16,90/mês
Diante desse cenário, o CEO notou que precisava buscar maneiras de diminuir o estresse e a ansiedade para evitar novos problemas de saúde. E então, depois de passar anos dedicado a estudar temas relativos a finanças e administração, decidiu aprender mais sobre si mesmo: embarcou em uma jornada de autoconhecimento enquanto fazia cursos em diversos países para estudar o funcionamento dos pensamentos e sentimentos humanos.
E foi trilhando esse caminho que, em 2014, fundou a Academia Soul. Inicialmente, o projeto começou como uma ONG que tinha como objetivo principal trabalhar a inteligência socioemocional em crianças por meio de programas educacionais.
O projeto, que começou como uma Organização Não Governamental, tinha como objetivo trabalhar a inteligência socioemocional em crianças a partir da inserção de programas educacionais sobre o tema em escolas. Segundo Gabas, o propósito do trabalho era oferecer conteúdos de desenvolvimento não-cognitivo baseados na ciência e com resultados efetivos na vida dos alunos.
Para isso, o empreendedor fez uma parceria com a ONG americana Committee for Children, especializada em educação socioemocional para crianças, e adaptou para o Brasil um programa da organização. A organização sem fins lucrativos perdurou até 2020, quando Gabas percebeu que para continuar crescendo e impactando um número cada vez mais extenso de alunos, seria preciso manter um braço comercial no projeto.
Ao longo da trajetória de 10 anos, a Academia Soul já ajudou a transformar mais de 3.500 escolas brasileiras e tem a expectativa de ampliar esse número de forma significativa nos próximos meses. Gabas projeta um crescimento de 300% no faturamento este ano, reflexo da venda dos programas para novos municípios e estados brasileiros.
Para isso, além da expansão territorial, a empresa planeja investir R$ 10 milhões em ferramentas de Inteligência Artificial e em estruturas motivacionais para alunos e professores.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.