Antônio Augusto Ribeiro de Souza, engenheiro de formação, transformou sua corretora de grãos em uma holding de franchising de sucesso, com marcas como Johnny Rockets, Cuor di Crema e Boulangerie Carioca.
Se o objetivo de muitos empresários é conquistar um patamar de sucesso e manter a estabilidade, de outros é não parar de se reinventar. Esse é o caso de Antônio Augusto Ribeiro de Souza, engenheiro de formação, com 60 anos e que, aos 20, decidiu não trabalhar mais com carteira assinada. Durante a faculdade, começou a atuar como corretor de grãos.
Terra Gestão de Vendas: gestão completa do seu negócio em uma só plataforma por R$ 19,90/mês
Em pouco tempo, já havia montado sua própria corretora: comprava a soja de produtores rurais, esmagava em indústrias arrendadas, produzindo farelo e óleo, vendendo às indústrias, granjas e varejo. Agora, quase quatro décadas depois, lidera a holding Antaris Franchising, que faturou R$145 milhões em 2023 e, agora, prevê ultrapassar R$ 160 milhões.
O grupo começou 2024 com 45 lojas e quer fechar o ano com 60 entre todas as marcas. São elas: Johnny Rockets, rede americana de hamburguerias ambientada nos anos 1950, Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano, e Boulangerie Carioca, alta confeitaria no estilo francês.
Empreendedorismo e gestão
A robustez do grupo só foi possível por meio da persistência de Augusto e a expertise que adquiriu por começar a trabalhar desde cedo, o que lhe permitiu conquistar espaço no franchising. A corretora de grãos foi vendida e a partir daí teve contato com grandes redes na gestão de postos de gasolina. Atuou na área até a década de 1990, quando conheceu o franchising. No ano em que a Seleção conquistou o tetracampeonato nos Estados Unidos, Augusto se associou à maior rede de fast-food na América e no mundo: o McDonald’s. Foram mais de dez anos de parceria que lhe abriu as portas no segmento de alimentação e bebidas.
Contudo, para o empresário, aquela experiência não era o suficiente e Augusto queria ir além e trazer ao público novas opções de produtos e sabores. Foi então que, em 2003, vendeu as lojas e tentou, pela primeira vez, trazer ao país uma marca até então desconhecida por aqui, mas com muito potencial.
Criado em 1986, os restaurantes Johnny Rockets entregavam mais que a comida: ofereciam toda uma experiência ao consumidor. A ambientação, fiel aos anos 1950, dá direito a jukebox, decoração típica, milk shakes, american fries, onion rings, garçons dançarinos e muitos outros detalhes para uma viagem a outro país e época.
No entanto, a proposta foi frustrada quando ele descobriu a existência de um ‘clone’ da marca, que registrou o nome no Brasil e o impediu de franquear a original. Por quase dez anos, o empresário dedicou-se a outras redes, na expectativa de concretizar o objetivo de ser o responsável pelo Johnny Rockets no país.
Em 2010, um fundo de investimentos comprou a marca global, o que gerou oportunidade para novo contato de Augusto e um pedido de ajuda. Junto aos novos donos, ele entrou na Justiça brasileira para recuperar os direitos do nome. No fim de 2013, com tudo regularizado, o empreendedor abriu as primeiras lojas do Johnny Rockets em território brasileiro no Shopping Internacional de Guarulhos. Em pouco menos de 3 anos já totalizava dez lojas no Brasil.
Com o sucesso da parceria, anos depois Augusto enxergou a oportunidade para, em 2021, retomar um sonho antigo e fundar a holding Antaris Franchising, que comprou também as franquias nacionais Cuor di Crema e Boulangerie Carioca, criadas em 2012 e 2015, respectivamente.
Atualmente são 40 pontos de venda do Johnny Rockets, presente em nove estados (SP, ES, CE, PB, AM, PR, SC, RS, GO e DF); seguida pela Cuor di Crema, com nove lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Piauí e, em breve, Paraná; e com cinco unidades entre Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará está a Boulangerie Carioca.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.