Ele começou com óleo de soja e hoje tem holding que fatura R$ 145 milhões

Dos macarons e gelatos até american burger, o empresário Antônio Augusto de Souza possui 55 lojas e projeta ampliar faturamento

6 dez 2024 - 06h30
(atualizado às 12h16)
Resumo
Antônio Augusto Ribeiro de Souza, engenheiro de formação, transformou sua corretora de grãos em uma holding de franchising de sucesso, com marcas como Johnny Rockets, Cuor di Crema e Boulangerie Carioca.
Antônio Augusto Ribeiro de Souza, CEO Johnny Rockets e Antaris Franchising
Antônio Augusto Ribeiro de Souza, CEO Johnny Rockets e Antaris Franchising
Foto: Divulgação

Se o objetivo de muitos empresários é conquistar um patamar de sucesso e manter a estabilidade, de outros é não parar de se reinventar. Esse é o caso de Antônio Augusto Ribeiro de Souza, engenheiro de formação, com 60 anos e que, aos 20, decidiu não trabalhar mais com carteira assinada. Durante a faculdade, começou a atuar como corretor de grãos. 

Terra Gestão de Vendas: gestão completa do seu negócio em uma só plataforma por R$ 19,90/mês

Em pouco tempo, já havia montado sua própria corretora: comprava a soja de produtores rurais, esmagava em indústrias arrendadas, produzindo farelo e óleo, vendendo às indústrias, granjas e varejo. Agora, quase quatro décadas depois, lidera a holding Antaris Franchising, que faturou R$145 milhões em 2023 e, agora, prevê ultrapassar R$ 160 milhões. 

Publicidade

O grupo começou 2024 com 45 lojas e quer fechar o ano com 60 entre todas as marcas. São elas: Johnny Rockets, rede americana de hamburguerias ambientada nos anos 1950, Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano, e Boulangerie Carioca, alta confeitaria no estilo francês. 

Empreendedorismo e gestão 

A robustez do grupo só foi possível por meio da persistência de Augusto e a expertise que adquiriu por começar a trabalhar desde cedo, o que lhe permitiu conquistar espaço no franchising. A corretora de grãos foi vendida e a partir daí teve contato com grandes redes na gestão de postos de gasolina. Atuou na área até a década de 1990, quando conheceu o franchising. No ano em que a Seleção conquistou o tetracampeonato nos Estados Unidos, Augusto se associou à maior rede de fast-food na América e no mundo: o McDonald’s. Foram mais de dez anos de parceria que lhe abriu as portas no segmento de alimentação e bebidas. 

Contudo, para o empresário, aquela experiência não era o suficiente e Augusto queria ir além e trazer ao público novas opções de produtos e sabores. Foi então que, em 2003, vendeu as lojas e tentou, pela primeira vez, trazer ao país uma marca até então desconhecida por aqui, mas com muito potencial. 

Criado em 1986, os restaurantes Johnny Rockets entregavam mais que a comida: ofereciam toda uma experiência ao consumidor. A ambientação, fiel aos anos 1950, dá direito a jukebox, decoração típica, milk shakes, american fries, onion rings, garçons dançarinos e muitos outros detalhes para uma viagem a outro país e época.

Publicidade

No entanto, a proposta foi frustrada quando ele descobriu a existência de um ‘clone’ da marca, que registrou o nome no Brasil e o impediu de franquear a original. Por quase dez anos, o empresário dedicou-se a outras redes, na expectativa de concretizar o objetivo de ser o responsável pelo Johnny Rockets no país. 

Em 2010, um fundo de investimentos comprou a marca global, o que gerou oportunidade para novo contato de Augusto e um pedido de ajuda. Junto aos novos donos, ele entrou na Justiça brasileira para recuperar os direitos do nome. No fim de 2013, com tudo regularizado, o empreendedor abriu as primeiras lojas do Johnny Rockets em território brasileiro no Shopping Internacional de Guarulhos. Em pouco menos de 3 anos já totalizava dez lojas no Brasil. 

Com o sucesso da parceria, anos depois Augusto enxergou a oportunidade para, em 2021, retomar um sonho antigo e fundar a holding Antaris Franchising, que comprou também as franquias nacionais Cuor di Crema e Boulangerie Carioca, criadas em 2012 e 2015, respectivamente. 

Atualmente são 40 pontos de venda do Johnny Rockets, presente em nove estados (SP, ES, CE, PB, AM, PR, SC, RS, GO e DF); seguida pela Cuor di Crema, com nove lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Piauí e, em breve, Paraná; e com cinco unidades entre Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará está a Boulangerie Carioca. 

Publicidade

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações