Felipe Otoni abandonou o setor de vendas de proteção para caminhões após descobrir fraudes em 2015, mudou-se de Maringá (PR) para Vitória (ES) e passou a atuar com marketing digital, criando a SegSmart, uma plataforma de otimização de vendas online.
Atuando na área de marketing digital, Felipe Otoni percebeu que unir este universo à experiência poderia resultar num negócio revolucionário!
Em 2015, a história de Felipe Otoni mudou radicalmente. Ao descobrir fraudes na empresa para qual prestava consultoria, ele, então com 25 anos, decidiu abandonar o setor de vendas de proteção para caminhões. Mudou-se de Maringá (PR) para Vitória (ES) e passou a atuar com marketing digital, ajudando a captar motoristas o Uber. Ao perceber o potencial de aplicar suas estratégias anteriores, Otoni viu uma oportunidade de escalar suas operações.
Com um empréstimo de R$10 mil de um colega, que se tornou sócio investidor, retornou a Maringá e criou, em 2016, a SegSmart, uma plataforma que hoje atua para otimizar vendas online, ajudando influenciadores a promover produtos em troca de comissões. Desde 2016 até hoje a SegSmart é parceira da Proteauto, uma associação de proteção veicular. Até 2020 eles atuavam exclusivamente com ela, mas a partir de 2021 começaram também a atender todo o mercado.
Durante esse período, a SegSmart cresceu de pouco mais de 1mil para mais de 8mil, hoje são 37 mil associados protegidos pela Proteauto, graças à inovação, como o lançamento de um aplicativo de autovistoria, que permitia que a própria pessoa, seguindo orientações, tirasse as fotos e incluisse na feramenta, que triplicou as vendas mensais.
Em 2024, a expectativa da empresa, que agora não tem uma atuação exclusiva em um determinado segmento, é faturar R$ 20 milhões e conquistar 1 milhão de usuários. O otimismo vem do lançamento da SegSmart Web Plus, uma ferramenta que facilita a gestão de vendas pelo WhatsApp Web. Com investimento de R$ 200 mil, a extensão, disponível no Chrome, permite o envio de mensagens em massa, criação de respostas rápidas e personalizadas, e integração com CRM das empresas.
A ideia revolucionária
Se o momento “eureka” de Felipe Otoni foi durante a transição entre a atuação de vendedor e o universo do marketing digital, o pino empreendedor se apresentou logo cedo, ainda na adolescência. Filho de pais comerciantes da cidade de Ponte Nova (MG), aos 12 anos, ele já vendia meias para comprar seu próprio videogame.
Aos 16, lavava carros e, aos 19, tornou-se consultor do Serasa Experian e passou a vender soluções para empresas endividadas. Mudou para Maringá em 2010 e, em 2012, começou a se envolver com a venda de proteção para caminhões. Construiu nome e uma boa cartela de clientes, com mais de 1.600 nomes ativos, que resgatou em 2016, quando voltou à ativa no ramo.
Agora, com um mercado ainda mais vasto e com enorme potencial pela frente, mira R$ 490 milhões em faturamento até 2025, além de 10 milhões de clientes.