Ele criou uma startup de alimentação saudável e projeta faturar R$ 60 milhões

Após faturar R$ 23 milhões no ano passado, a Mercado Diferente está focada em se consolidar como maior mercado online saudável

14 out 2024 - 06h15
(atualizado às 17h02)
Eduardo Petrelli
Eduardo Petrelli
Foto: Divulgação

Eduardo Petrelli, empreendedor desde os 15 anos, sempre teve uma visão à frente de seu tempo. Muito antes da pandemia, sempre acreditou na digitalização do varejo de alimentos. Nascido no Paraná, Petrelli entrou no mercado em 2012 e em 2016 fundou o James, um serviço de entrega “agnóstico” que foi comprado em 2018.

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O interesse por uma alimentação saudável e a preocupação ambiental sempre estiveram presentes na jornada de Petrelli que agora está se dedicando a uma nova startup de delivery, a Mercado Diferente. Foodtech de alimentos saudáveis no Brasil, a empresa promete democratizar o acesso a uma alimentação saudável enquanto reduz o desperdício de alimentos, isso por que seu modelo de negócio prioriza produtos "fora do padrão" e elimina intermediários entre produtores e consumidores.

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A empresa oferece caixas personalizadas a partir de R$ 43, em que os consumidores podem escolher a quantidade desejada de verduras, legumes, frutas e temperos, além de proteínas orgânicas como ovos e carnes. O modelo de assinatura permite prever a recorrência dos pedidos, enquanto a entrega agendada resolve desafios logísticos que outros concorrentes enfrentam.

Crescimento saudável e acelerado

Com o slogan "Não julgue pela casca", a Mercado Diferente busca conscientizar sobre o desperdício, estimando que cerca de 20% dos alimentos produzidos são descartados por não atenderem aos padrões estéticos. Inserida num mercado que promete movimentar mais de R$ 7 bilhões em 2024, segundo a Organis, a marca planeja triplicar seu faturamento em 2024, consolidando-se como o maior mercado on-line saudável do país. 

Com uma base de milhares de clientes ativos, a marca arrecadou mais de R$ 23 milhões no ano passado, representando um aumento de quase 600% em relação a 2022.

Para conquistar esses números, a startup aposta no aprimoramento e expansão no uso de sua tecnologia proprietária, baseada em inteligência artificial. A PitaIA, como é denominada inteligência artificial da Diferente, é capaz de aprender as preferências e restrições alimentares de cada cliente, permitindo sugestões personalizadas para cada cesta de compras. 

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De acordo com Eduardo Petrelli, CEO e cofundador da Diferente, o objetivo é fazer com que a solução atue como o copiloto de cada família brasileira, auxiliando na tomada de decisões de seu cardápio. A ferramenta não apenas simplifica o processo de montagem da lista de compras, mas também garante uma seleção de itens com alta densidade alimentar, otimizando o tempo do cliente e garantindo uma alimentação saudável por um preço mais acessível. 

“Nossa conexão com os consumidores está além da experiência de uma loja física. Queremos vender um mindset. Alimentação saudável com um preço acessível na porta da sua casa não deve ser um privilégio para poucos, mas sim para todos”, afirma.

Futuro de desafios

Apesar das projeções positivas, a startup também enfrenta diversos desafios na busca e resgate por alimentos orgânicos considerados “fora dos padrões”. Dentre eles, está a dificuldade em encontrar fornecedores confiáveis e consistentes, especialmente devido à sazonalidade e à variação geográfica, ou a garantia da certificação orgânica, assegurando que os produtos cumpram os padrões estabelecidos para produções livres de agrotóxicos ou fertilizantes químicos.

A partir da ideia de impactar a cadeia de alimentos de ponta a ponta, a Diferente sustenta parcerias com pequenos produtores rurais. Atualmente, a foodtech trabalha com 166 agricultores cadastrados, sendo 83 ativos nos últimos dois meses. Destes, 45 são fornecedores, enquanto 38 são distribuidores. A expectativa é de que o número de profissionais parceiros aumente em 2024.

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Além disso, o estigma social associado às frutas e legumes "fora dos padrões convencionais", julgados por suas formas e cores distintas, representa um desafio adicional, sobretudo referente às expectativas dos consumidores em relação à aparência dos alimentos.

Um clube de soluções

Para superar esses obstáculos, a marca se ampara na oferta de produtos e serviços que se diferenciam de outros players do mesmo segmento. Comodidades como escolha da janela de entrega, personalização das escolhas, descontos, suporte via WhatsApp, cashbacks e receitas fazem parte do planejamento estratégico da startup para angariar e fidelizar novos clientes. 

Indo além desses serviços considerados “premium”, a empresa disponibiliza ainda em seu catálogo o clube Diferente. Ofertando o acesso a conteúdos, eventos e serviços aprimorados e prioritários, a iniciativa busca engajar assinantes por meio de um senso de pertencimento e exclusividade, além de resultar num aumento da receita recorrente para a startup. 

“Acreditamos na construção de uma nova jornada de compras para o consumidor brasileiro. Uma que seja mais eficiente e personalizada, proporcionando opções adaptadas às preferências individuais para uma experiência mais significativa e gratificante”, conclui Petrelli.

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(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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