Tiago Monteiro, fundador do PTC Group, enfrentou desafios para se tornar CEO global da empresa que conecta talentos a desafios de Engenharia e Tecnologia.
Nascido em Oliveira de Azeméis, no interior de Portugal, Tiago Monteiro que chegou a ter que refazer o negócio por três vezes e não ter recursos financeiros nem para a alimentação, hoje é fundador e CEO global do PTC Group, empresa que conecta talentos a desafios de Engenharia e Tecnologia.
Formado em Engenharia Mecânica, a paixão pela profissão vem desde a adolescência, já que seu avô e pai eram engenheiros. Aos 18, quando se formou, chegou a exercer a profissão e em paralelo quis seguir o sonho de empreender, abrindo uma empresa de moldes, mas por questões familiares teve que fechar a empresa.
Após dois anos, ele utilizou a sua visão empreendedora para identificar uma chance de retomar os negócios em um ramo ainda pouco explorado: o de direcionar o profissional certo para empresas automobilísticas, fazendo um match entre mão-de-obra especializada e demanda. Aqui, por conta do falecimento do pai e de uma inexperiência na gestão corporativa, fechou as portas novamente.
Visando um recomeço, o empreendedor que via o Brasil como uma terra de oportunidades, desembarcou em São Paulo. Na cidade, teve dificuldades de encontrar emprego por conta da falta de documentação necessária para estrangeiros, mas conseguiu ingressar em uma empresa com foco em soluções de engenharia para o setor automotivo e ao começar a reestruturar a sua vida. Tendo casado com uma brasileira, decidiu apostar no sonho do empreendedorismo novamente.
Contrariando as expectativas de mercado, foi em plena pandemia que Tiago viu o seu negócio crescer de forma exponencial ao usar outra vez a sua veia empreendedora para identificar oportunidades. Nos últimos 4 anos, a empresa cresceu em 2.000% e em 2024 está prestes a atingir R$ 200 milhões, tendo como principal motor a filial brasileira, com 700 colaboradores.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.