Ex-engraxate fatura R$ 6 milhões vendendo óculos

Filho de pais humildes, Celso Silva começou a engraxar sapatos aos 7 anos para ajudar a família e hoje é dono da rede Mercadão dos Óculos

Um engraxate que cruzou o país vendendo máquinas para fazer lentes e hoje comanda uma rede de franquias que vende óculos a preços populares e faturou R$ 6 milhões em 2014. Esta é a trajetória de Celso Silva, fundador do Mercadão dos Óculos. Ele teve de largar os estudos ainda criança para ajudar a família, mas mesmo assim conseguiu atingir o sucesso no mundo dos negócios.

Arritmia econômica

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Filho de pais humildes, Celso conta que começou a ajudar financeiramente a família quando tinha apenas 7 anos, na cidade de São José do Rio Preto. “Fiz uma caixa bem rústica e comecei a engraxar sapatos na rua. Depois, fui entregador de jornal e consegui uma colocação em uma confecção de roupas, onde trabalhei até os 17 anos”, recorda.

Celso resolveu usar a rede de contatos que tinha trabalhando como representante comercial para criar o seu próprio negócio
Celso resolveu usar a rede de contatos que tinha trabalhando como representante comercial para criar o seu próprio negócio
Foto: Divulgação

No entanto, Celso via poucas perspectivas de crescimento em seu emprego, e não pensou duas vezes quando surgiu a oportunidade de mudar para uma indústria que fabricava máquinas de fazer lentes. “Fiz o lançamento deste produto no Brasil. Viajava o país inteiro de carro para oferecer nas óticas, mas tive muitas dificuldades no início, pois era algo desconhecido. As únicas opções que existiam no mercado eram importadas e caras”, diz.

De vendedor a industrial

Superada esta dificuldade inicial, o jovem teve uma ideia para ganhar um dinheiro extra. Entrou em contato com um fabricante de armações e encomendou alguns modelos para vender às óticas que visitava para comercializar a máquina. A ideia foi um sucesso, e ele resolveu vender seu carro e juntar dinheiro para montar o próprio negócio.

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“Montei uma indústria e coloquei uma equipe de vendas para contatar todos os clientes que eu havia feito no trabalho anterior. Com isso, consegui montar uma boa rede rapidamente”, conta Celso.

Empresário consegue preços baixos comprando em grandes quantidades de fornecedores internacionais
Foto: Divulgação

O passo seguinte surgiu de uma proposta feita por um amigo, que era dono de papelaria. Ele explicou para Celso que estava querendo vender a loja que tinha no shopping de São José do Rio Preto para adquirir um ponto maior no mesmo local. “Ele fez um bom preço e acabei comprando o espaço dele para montar uma loja própria, a Ocularium. Como eu desejava atingir um público de maior poder aquisitivo, coloquei cerca de 25% de produtos meus, e o restante importei de grandes marcas”, explica.

Não satisfeito, Celso também resolveu atingir um público mais popular, e em 2012 inaugurou a primeira unidade do Mercadão dos Óculos. “Vi a oportunidade de conseguir preços baixos comprando em grandes quantidades de fornecedores internacionais e aproveitei. Começamos vendendo produtos de até R$ 99, e hoje o teto é R$ 149”, diz.

Em pouco tempo a loja se tornou uma franquia. Hoje já conta com 40 unidades em funcionamento, e espera fechar o ano com um faturamento de R$ 20 milhões. Agora, ele está formatando a Ocularium para que ela também se torne uma rede de franquias no ano que vem. “Todas as experiências que tive me ajudaram muito a crescer e me deram coragem para arriscar. Mas o mais importante para ter sucesso são três coisas: trabalho, trabalho e trabalho”, conclui Celso.

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Fonte: PrimaPagina
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