Incubadora carioca está entre as 150 melhores do mundo

Programa Shell Iniciativa Jovem, que apoia a criação de empresas no Rio de Janeiro, foi incluído no Global Benchmark 2014

30 mai 2014 - 08h00
(atualizado às 13h24)
Participantes do programa Shell Iniciativa Jovem recebem certificado de conclusão do processo de capacitação
Participantes do programa Shell Iniciativa Jovem recebem certificado de conclusão do processo de capacitação
Foto: Divulgação

Após mais de 13 anos estimulando o empreendedorismo de jovens de 20 a 34 anos no município do Rio de Janeiro, o programa Shell Iniciativa Jovem foi incluído no Global Benchmark 2014, índice que reúne as 150 melhores incubadoras e aceleradoras do mundo. A lista, elaborada pelo instituto de pesquisa sueco UBI Index, é o primeiro ranking mundial do gênero.

A iniciativa de apoio ao empreendedorismo da Shell surgiu na Inglaterra e chegou ao Brasil em 2001, quando foi realizada a primeira edição do programa na capital fluminense, conta Leonardo Filardi, gerente do projeto. Desde então, o Shell Iniciativa Jovem mantém o mesmo formato, com um ciclo de formação que dura um ano. “O programa é voltado para jovens que tenham pelo menos o segundo grau completo e desejem tirar algum projeto de empreendedorismo do papel. Nós não damos apoio financeiro, mas também não cobramos nenhum tipo de taxa. O foco é capacitar e estimular os participantes”, afirma Filardi.

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Todos os anos, o programa seleciona 80 jovens, que passam por dois módulos de capacitação, cada um com seis meses de duração. No primeiro, eles aprendem a elaborar um plano de negócios com a ajuda de consultores voluntários. “Já no segundo módulo, os alunos colocam em prática o projeto. Temos uma reunião por mês com eles, e nela orientamos sobre a melhor modalidade de empresa para o negócio (MEI, sociedade limitada, etc). Além disso, esclarecemos se é necessário o registro de marca ou patente e se a pessoa precisará buscar algum tipo de crédito ou financiamento”, esclarece o gerente do projeto.

Ao final do programa, todas as empresas são auditadas. Aquelas que passam por este crivo recebem um certificado de sustentabilidade social e econômica. “Nesses 13 anos, tivemos alguns projetos que se destacaram como a Coco Legal, que nasceu em 2005 e está no mercado até hoje vendendo água de coco 100% natural. Já a Urece é especializada em projetos para deficientes visuais e fechou uma parceria com a Fifa para realizar narração audiodescritiva em quatro estádios da Copa do Mundo” , finaliza Filardi.

Fonte: PrimaPagina
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