Loja do Sebrae insere pequenos negócios no SPFW

Moda Pet e acessórios em madeira da Amazônia são destaque na semana da moda

16 abr 2015 - 15h24
(atualizado às 15h27)

O mundo da moda vai muito além das roupas e dos acessórios e abrange também itens de decoração para ambientes e até produtos para animais domésticos. Esta é uma tendência de mercado já captada pelos pequenos negócios, segmento formado por mais de 271 mil micro e pequenas empresas, que representam cerca de 98% da indústria da moda nacional. Posicionar suas marcas nesse mercado é o desafio dos 17 empreendedores selecionadas pelo Sebrae Nacional para participar da FFW Shop, a loja da 39ª edição da São Paulo Fashion Week, maior evento de moda da América Latina que acontecerá de 13 a 17 de abril, no Parque Cândido Portinari, na capital paulista.

Foto: Sebrae

Paixões pela moda, música e pets deram origem à Dog Club, marca catarinense criada há menos de um ano. Das guias às coleiras, camas, roupas ou acessórios funcionais, a marca prioriza estilo e o conforto do animal. “Nossa idéia é inserir a marca em locais que até então só tinham produtos para humanos. Essa tendência já está acontecendo lá fora. Nossas coleções seguem motivos étnicos, da cultura pop e são inspirados na tropicalidade brasileira”, afirma Ariela Diniz, idealizadora da Dog Club ao lado de Marta Neto.

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Outras oito marcas estreantes estarão no portfólio da loja, ao lado de Marchetaria (AC), Bruna Bert (AL), Native (AM), Mito (BA), Carola (PI), Vale da Seda (PR), Ame Bijoux e Escudeiro (RJ) e Rosi Zanon (SP). Entre as que retornam à FFW Shop, estão nomes como Rita Prossi (AM), Nathalia Tolentino (GO), Palone Design (RN), Laura Pereira (SC), Liverpool (SC), MuvShoes (DF) e Miwa (DF).

A ação faz parte do Contextualizar na Moda II, convênio entre o Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), que chega à sua segunda edição com participação de pequenas empresas de todos os estados brasileiros.

No espaço, serão comercializados itens exclusivos, com valores entre R$ 50 e R$ 1,500, que incluem roupas, acessórios, calçados, linha pet, joias, bolsas, artigos para viagens, entre outros. O convênio, formalizado pela primeira vez em janeiro de 2012 e renovado em fevereiro deste ano, já beneficiou mais de 500 empreendedores. Dentre eles, 69 já participaram da FFW Shop.

Acessórios como bolsas, jóias e marcadores de páginas produzidas com madeira da Amazônia são o cartão de apresentação da Marchetaria do Acre, marca que leva o nome da técnica surgida no Egito há três mil anos e utilizada na fabricação de peças muito requisitadas que chegam a custar R$ 5 mil em griffes de Paris, Tóquio e Nova Iorque. Os produtos feitos pelo artista Maqueson Silval também estarão na FFW Shop e se destacam não só pela técnica refinada, mas pela história contata em cada peça.

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“A marchetaria era desconhecida no Brasil até 1977. Fiz cursos no Brasil e no exterior. Até chegar aqui, o Sebrae foi um parceiro muito importante, que me acompanha desde 1992 e possibilitou que eu me organizasse enquanto empresa e me capacitou por meio de cursos como o Empretec. Hoje, eu, minha esposa e mais 23 pessoas vivemos da marchetaria”, afirma Marcheson.

Além da loja, as marcas terão, junto de outros empreendedores, uma agenda bastante intensa durante o SPFW que inclui visita ao backstage de algumas grifes, desfiles comentados com especialistas, visita técnica à sede do Grupo InBrands, onde estão instaladas as equipes de criação, desenvolvimento e produção da Ellus, 2nd Floor, Alexandre Herchcovitch e Salinas, entre outras, além de um espaço exclusivo do Sebrae dentro da sala SPFW para relacionamento e troca de conhecimento.

“Eles [empresários de micro e pequenas empresas selecionados] terão uma vivência em um mundo que abre novas perspectivas para suas empresas. Nós vamos ajudar a abrir essas portas. Os empresários vão participar de palestras, uma série de capacitações e qualificações que vão permitir vender mais para o mercado da moda. Com isso, esses empreendedores vão poder incorporar um padrão de qualidade, de inovação nas suas empresas, que não vale apenas para o cenário nacional. Isso significa competir no mercado externo também”, destaca o presidente do Sebrae Nacional Luiz Barretto.

Fonte: Terra
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