Marketing e diversificação podem ajudar MPEs no 2º semestre

Coordenador de projetos da Fundação Nacional de Qualidade dá sugestões para reverter perdas do início de 2015

17 jun 2015 - 07h00

2015 tem se mostrado difícil para micro e pequenas empresas. No estado de São Paulo, o faturamento tombou 13% no primeiro trimestre, segundo os dados mais recentes do Sebrae-SP. Como reverter o resultado nos próximos meses? Investir em marketing e diversificar produtos podem ser boas apostas, sugere o coordenador de projetos da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), Luiz Eduardo Teixeira Malta.

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“A comunicação é uma ferramenta importante nessa hora. Mesmo que seja necessário gastar mais em um momento no qual seu faturamento está caindo, a crise oferece oportunidades únicas para promover sua marca”, aponta.

Divulgação em redes sociais como o Facebook é vantajosa por envolver baixos custos e obter grande alcance
Divulgação em redes sociais como o Facebook é vantajosa por envolver baixos custos e obter grande alcance
Foto: Ttatty / Shutterstock

Malta recomenda priorizar marketing em redes socais, que proporcionam grande alcance com poucos gastos. “Se você for criativo e conseguir fazer algo ser bastante replicado, a exposição de sua marca pode crescer de forma exponencial. Outra saída é investir em links patrocinados, que trazem um bom retorno.”

Uma alternativa (que não exclui a primeira) consiste em ampliar o mix de produtos. Antes disso, porém, verifique junto aos consumidores o que mais estão dispostos a adquirir em seu estabelecimento. “Com essa maluquice de falta de tempo nas grandes cidades, as pessoas querem comprar tudo no mesmo lugar. Mas se você errar o mix, vai empatar o capital e o estoque.”

Baixar preços deve ter o último recurso – um produto perecível cujo prazo de validade esteja próximo de vencer, por exemplo. “Faça antes uma grande análise do fluxo de caixa, pois uma parte importante da sua margem de lucro vai embora e pode prejudicar seu negócio.”

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Mais importante, avalia o coordenador da FNQ, é uma medida a ser adotada sempre, não apenas nos períodos de crise: reduzir custos. Segundo malta, é preciso revisitar sempre seus processos de trabalho para ser competitivo, mas na crise essa necessidade é ainda maior. “Se o mercado retraiu, sente com fornecedores ou com o proprietário do imóvel que você aluga, mostre que está faturando menos e renegocie os valores até que a situação se normalize. É uma hora para fortalecer o elo e a confiança com os parceiros.”

Fonte: PrimaPagina
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