Musa fitness cria marca de doces fit e fatura milhões 

Empresária viu na dificuldade de encontrar doces saudáveis saborosos a oportunidade de negócio

28 jul 2022 - 04h00
Samandra Korilio
Samandra Korilio
Foto: Divulgação

Apaixonada pela vida saudável desde a adolescência, Samandra Korilio sempre buscou manter a rotina de treinos e a dieta equilibrada, prestigiando alimentos naturais. As atividades físicas nunca foram um obstáculo na vida da empreendedora, a dificuldade estava em driblar a vontade de consumir doces ou consumi-los sem interferir na dieta. 

“Sempre tive essa necessidade de um docinho após a refeição, acredito que seja algo muito forte nas mulheres. No meu caso, eu sempre criava receitas saudáveis com o que tinha em casa”, conta ela. 

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Mas, quando passava períodos maiores fora de casa e precisava recorrer aos doces prontos encontrados em lojas especializadas, o paladar e até mesmo a lista de ingredientes das sobremesas não agradavam. Samandra percebeu que o seu problema em encontrar o doce perfeito poderia ser o mesmo de outras pessoas e transformou o obstáculo em uma oportunidade de negócio. 

Após quase um ano de pesquisas, em 2017, a empresária fundou a ConFITeria, sua marca de sobremesas saudáveis sem adição de açúcar, lactose e glúten, que impressiona pelo paladar e textura. Com investimento inicial de R$ 40 mil, o negócio começou na cozinha de sua casa, com a fabricação artesanal de suas receitas. 

“Pesquisei bastante sobre ingredientes, as suas propriedades nutricionais e a função de cada um nas receitas, algo que vai muito além do sabor”, recorda. 

O maior desafio encontrado por Samandra estava em trabalhar com ingredientes ainda pouco usados no país, como o eritritol, um tipo de adoçante considerado natural. 

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Cada ingrediente se comporta de uma forma na receita, mesmo sendo aparentemente iguais. O eritritol tem um sabor mais próximo ao paladar de doce que estamos acostumados, mas é um ingrediente que cristaliza facilmente”, comenta a empresária que tem entre seus clientes permanentes também diabéticos e pessoas com restrições no consumo de açúcar.   

Quanto custa para o consumidor final

Outra grande preocupação da empresária era em relação ao custo do produto final: “Precisei aprender a lidar com a ansiedade, porque o desenvolvimento de um produto leva tempo, conhecimento do público e conhecimento dos custos para não ficar fora do valor que o cliente está disposto a pagar”, conta. 

O grande desafio em sua visão está em concentrar ingredientes saudáveis, sabor, textura, experiência de embalagem e entrega em um único produto a um preço acessível.  

“Às vezes o cliente quer tudo num único produto, mas no final das contas o valor fica extremamente alto e você restringe demais a clientela disposta a pagar por isso”, avalia a CEO que traz opções de doces de R$ 26,00 a R$ 41,00.   

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Dos primeiros testes em casa, que passavam pela avaliação de paladar do marido Rodolpho, surgiu a primeira criação, um brownie de abobrinha, com pasta de nuts e duas opções de cobertura: doce de leite fit ou brigadeiro proteico. O produto foi lançado na Páscoa como opção saudável para quem, assim como Samandra, buscava comemorar a data de forma mais saudável. 

Apresentada incialmente aos parentes e amigos, as 50 unidades preparadas para o lançamento no primeiro ponto de venda acabaram no mesmo dia.     

Cozinha industrial em Moema

Do lançamento aos dias atuais, a ConFITeria amadureceu e hoje conta com uma cozinha industrial localizada no bairro de Moema, em São Paulo, em que Samandra comanda a equipe para o desenvolvimento dos produtos da linha já consolidada e de novos sabores, com ajuda de consultores no ramo da engenharia de alimentos e nutrição. 

O salto no faturamento também aconteceu, atingindo R$ 4 milhões em 2021, já tem previsão de aumentar em mais de 100% até o fim deste ano. Os canais de venda passaram por mudanças com o desenvolvimento do e-commerce próprio e o fechamento de parcerias com supermercados e empórios selecionados além de lojas de produtos naturais e saudáveis.

“Quando lojistas de várias cidades começaram a nos procurar para experimentar os produtos e conhecer mais sobre a empresa, nos demos conta de que estávamos no caminho certo”, comemora a empresária que hoje tem sua marca em mais de 450 pontos de venda pelo país entre eles Mundo Verde e Empório Frutaria.   

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