Numa época em que os food trucks começam a se popularizar pelas ruas de São Paulo, um fotógrafo paulistano descobriu meio por acaso seu talento na cozinha e resolveu pegar vácuo na tendência. Em vez de recorrer a um caminhão para vender seus lanches, Danilo Tanaka apostou na bicicleta. Criou a Bike Burger.
A ideia nasceu quando ele foi morar sozinho e viu-se obrigado a preparar as próprias refeições. “Comecei a fazer lanches e testar com os amigos nos finais de semana, e eles aprovaram”, lembra. O grande teste, porém, veio quando Tanaka se candidatou a fazer os hambúrgueres para um happy hour da editora em que trabalhava. O sucesso foi tamanho que ele assumiu a cozinha em todas as confraternizações semanais da empresa.
Naquela época, o fotógrafo ia todos os dias de bicicleta para a editora – eram 45 quilômetros de ida e volta. Cansou. Não das pedaladas, do trabalho. Pediu demissão e uniu suas duas paixões: bikes e hambúrgueres.
Tanaka juntou suas economias, elaborou um projeto de customização e procurou uma empresa especializada em bicicletas cargueiras. Após três meses e R$ 30 mil investidos, tinha em mãos o modelo de food bike que queria. Passou mais um tempo elaborando o cardápio, ouvindo sugestões, e estreou o Bike Burger em 22 de setembro do ano passado, no Dia Mundial Sem Carro.
“A recepção foi ótima, as pessoas gostaram da proposta e o negócio cresceu rapidamente. Hoje, vendemos de 70 a 100 lanches de segunda a quinta, e este número dobra na sexta e no sábado”, diz.
Nos primeiros meses, Tanaka pedalava uma a duas horas por dia para levar seu negócio a diferentes pontos da cidade. No final de 2014, finalmente obteve licença junto à Prefeitura para fixar-se na esquina da alameda Rio Claro com a avenida Paulista. “Como a Paulista fica em uma subida, é difícil chegar pedalando, então estou contando com a ajuda de um carro. Mas agora estou me mudando para a região e pretendo voltar a vir apenas com a bicicleta”, diz o empresário.
Além da bike principal, ele ainda conta com outras duas, alugadas para eventos privados. Agora, ele pretende transformar a marca em uma franquia e espelhar a ideia pelo país.