Novo site quer aumentar presença online de pequenas empresas

Iniciativa é parceria entre Buscapé e Sebrae, e vai permitir ao consumidor comparar preços de pequenos negócios

29 set 2015 - 07h00

Existem mais de 9 milhões de micro e pequenas empresas no Brasil. A presença maciça destes empreendimentos na vida real, no entanto, não encontra equivalente no mundo virtual: elas representam apenas uma pequena fração do bilionário setor de e-commerce brasileiro. Mas agora um novo site busca dar aos pequenos negócios uma presença na internet do tamanho da sua importância econômica.

Planeje-se para evitar o trauma das sucessões familiares

Publicidade

"Segundo dados do E-Bit, o faturamento anual do comércio eletrônico deve chegar a R$ 41,2 bilhões em 2015, porém, os pequenos negócios são responsáveis por apenas 10% desse valor", afirma a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

Buscapé e Sebrae se uniram para criar uma plataforma de comparação de preços entre pequenos negócios, incentivando uma maior presença desses empreendimentos no e-commerce ao facilitar o acesso dos consumidores a seus produtos
Buscapé e Sebrae se uniram para criar uma plataforma de comparação de preços entre pequenos negócios, incentivando uma maior presença desses empreendimentos no e-commerce ao facilitar o acesso dos consumidores a seus produtos
Foto: jannoon028 / Shutterstock

A criação de um projeto que aumente a presença das pequenas empresas no e-commerce é uma das ações que fazem parte do Movimento Compre do Pequeno Negócio, lançado pelo Sebrae, e que busca incentivar o consumo de produtos e serviços das pequenas empresas, que são, por sinal, responsáveis por mais da metade das vagas com carteira assinadas do país.

E não há maneira melhor de aumentar a presença desses empreendimentos na rede virtual do que envolver a empresa líder mundial no ramo de comparação de preços.

"O Buscapé já realiza parcerias com o Sebrae, e esta surgiu do movimento lançado pela entidade em apoio ao pequeno negócio. Vimos que também podíamos aderir", diz Romero Rodrigues, fundador da empresa.

Publicidade

Da mesma maneira que os consumidores podem pesquisar preços em grandes redes de varejo pelo Buscapé, agora eles também poderão buscar as melhores ofertas entre pequenos negócios usando uma nova plataforma criada pela empresa de comparação de preços. Basta acessar http://compredopequeno.buscape.com.br, site no qual já estão cadastradas mais de cinco mil lojas nas mais diversas categorias de produtos.

"Para a empresa fazer parte desse comparador, ela precisa estar dentro do Buscapé, sendo um pequeno e-commerce, ou se cadastrar – e neste caso, automaticamente estará no novo comparador como anunciante também", explica Rodrigues, que ainda ressalta a vantagem de se fazer parte da plataforma: "Como nosso negócio oferece não somente a comparação, mas também a busca de produtos, os consumidores poderão procurar o que precisam e os pequenos negócios têm a chance de ter seus produtos visualizados num shopping virtual maior que sua loja on-line".

Oportunidade de crescimento

"O comércio on-line no Brasil ainda oferece muitas oportunidades de negócios e, segundo um estudo do Sebrae, existem mais de 50 nichos para micro e pequenas empresas investirem no e-commerce, como venda de roupas vintage, acessórios para prática esportiva e fotografia, instrumentos musicais, utensílios para o lar, entre outros itens e serviços ainda pouco explorados na rede mundial", ressalta Heloisa.

Além disso, o comércio eletrônico ainda é muito novo no Brasil, e os consumidores deverão comprar cada vez mais pela rede, segundo a diretora do Sebrae. 

Publicidade

"O e-commerce tem apenas 20 anos no Brasil, portanto, é um setor novo na economia, e o consumidor muda o comportamento devido à inclusão digital e a melhorias na conexão. Dessa forma, é esperado que cada vez mais empresas se utilizem do potencial que a internet oferece para impulsionar seus negócios", finaliza Heloisa, destacando, assim, a importância de se aumentar a inserção das pequenas empresas na rede.

Fonte: PrimaPagina
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações