As regionais paulistas do Sebrae e do Senac lançaram um projeto para capacitar 6.200 micro e pequenos empresários que atuam em comércio, turismo e serviços. A iniciativa, parte do programa Sebrae-SP Inova, envolve workshops e consultorias voltadas à melhoria da eficiência.
Conheça ferramentas para aumentar produtividade da equipe
Os treinamentos abrangem áreas como beleza, moda, vitrinismo, sustentabilidade, manipulação de alimentos e governança. As consultorias incluem atendimento individual, por meio do qual o empresário receberá um diagnóstico do seu negócio e aprenderá a aplicar técnicas para melhorar o desempenho do empreendimento.
“São duas as opções de consultoria. No cliente oculto, a pessoa contrata um consultor treinado, que visita a loja sem se identificar e avalia fatores como atendimento e exposição de produto, gerando um relatório de melhorias. A segunda é a de visual merchandising, que mostra como ocupar e ordenar o espaço, além de trabalhar a decoração”, aponta o gerente de atendimento corporativo do Senac São Paulo, Maurício Pedro.
Cerca de 50% do valor será custeado pelo Sebrae-SP, fazendo com o que o custo final de cada workshop, que tem duração de oito horas, fique em R$ 90. Por outro lado, a consultoria de cliente oculto sai por R$ 1400, enquanto a de visual merchandising cusa R$ 2200.
Para Maurício Pedro, treinamentos desse tipo são importantes em situações de crise. “Pode parecer um paradoxo investir mais em um momento no qual o faturamento está caindo, mas é nessa hora que vendedor faz a diferença no balcão. Se ele for capacitado, entender o momento difícil que o cliente está passando, vai ter mais chances de fechar negócio. Então é uma boa hora, sim, para investir.”
Para saber mais sobre as atividades disponíveis, os interessados devem procurar a unidade do Sebrae-SP mais próxima ou entrar em contato pelo telefone 0800 570 0800.