Com crescimento de 80% em relação ao ano passado, a participação do pequeno negócio deve chegar a 75% do total de empresas que vão aderir à edição 2015 da Black Friday, marcada para o dia 27 deste mês.
Capacitação aumenta produtividade no varejo e franchising
Os dados são da pesquisa Black Friday Legal 2015, realizada pelo Sebrae e pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). O levantamento é feito com base nos negócios que se cadastraram para receber o selo Black Friday Legal 2015 e que, portanto, estarão presentes na promoção deste ano.
Ainda de acordo com o estudo, o número de MEIs e de micro e pequenas empresas participantes subiu 243% desde 2013. A pesquisa também traçou o perfil destes negócios. A maioria deles (57%) tem loja física e virtual; 70% estão na região Sudeste; um terço atua no segmento de moda e acessórios; 21%, no de casa e decoração e 13%, no de eletrônicos e de telefonia.