Ale, lager, pilsen, dunkel, weiss. Nos últimos anos, esses termos têm se incorporado ao vocabulário de parte dos consumidores, acompanhando uma tendência de diversificação do mercado nacional de cervejas – alimentada por bebidas importadas e pela produção brasileira de pequenas empresas. Junto a isso estão surgindo inúmeras oportunidades de negócio, como bares especializados e franquias.

O país conta hoje com mais de 240 cervejarias, segundo Luiz Vicente Mendes, diretor comercial da Brasil Bier, feira realizada em Belo Horizonte que reúne dezenas de pequenos produtores da bebida. Para ele, o fenômeno é similar ao que ocorreu 30 anos atrás nos Estados Unidos, quando lá havia essa quantidade de cervejarias (hoje, são 2,4 mil). “No nosso caso, as microcervejarias estão crescendo a uma taxa de 20% ao ano, enquanto os beer pubs crescem cerca de 30%. É um potencial enorme.”

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O primeiro passo para aqueles que desejam investir em um bar especializado em cervejas de nicho – ou que produza a própria cerveja – é especialmente agradável: apreciar a bebida e ter contato com diferentes rótulos. Depois, sugere Mendes, vale se inscrever em clubes de cervejeiros, frequentar bares especializados e até fazer cursos de sommeliers de cervejas.

“O empreendedor também pode procurar uma das Acervas [Associações de Cervejeiros Artesanais] espalhadas pelo Brasil. Em suas reuniões, os produtores trocam experiências e levam o que produzem para compartilhar com os pares. Apenas em Minas Gerais são 110 associados, que podem dar várias dicas neste ramo”, afirma.

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Aqueles que já têm um estabelecimento e querem ampliar sua carta de cervejas podem frequentar as feiras do setor, onde será possível conversar diretamente com microprodutores e estabelecer novas parcerias. “O consumidor está mais exigente, chega no lugar e pede um rótulo diferente. Então, as cervejas artesanais são interessantes até para diversificar as opções de um restaurante, por exemplo.”

Franquia em expansão

Outra possibilidade de investimento é a participação em franquias, como a Mr. Beer, que nasceu como um quiosque em um shopping de São Paulo e hoje conta com 92 unidades espelhadas por 21 estados do Brasil.

“Logo que iniciamos nossas atividades, muitos clientes nos procuravam pedindo informações sobre como abrir algo nos mesmos moldes. Assim, decidimos contratar uma consultoria de mercado e adaptamos nosso negócio para funcionar no modelo de franquia”, explica o diretor de expansão de negócios da empresa, Fernando Fernandes.

O investimento inicial é de cerca de R$ 130 mil. O faturamento anual, segundo ele, fica entre R$ 390 mil e R$ 720 mil. “Assim que aprovados, nossos franqueados passam a ter acesso à nossa rede de distribuição, que conta com mais de 200 diferentes rótulos de 15 diferentes países.”

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Fonte: PrimaPagina
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