“Gerir negócios sem a ajuda de um software que automatiza processos é como dirigir um carro no escuro”. A frase, da coordenadora dos cursos de negócios do Cesuca, Caroline Prates, resume a vida de quem tenta empreender sem um ERP (Enterprise Resource Planning).
A ferramenta nada mais é que um software capaz de integrar e otimizar os processos das mais diversas áreas organizacionais. Mas nem todo mundo sabe o que é um ERP, e tampouco imagina como ele facilita a vida do pequeno ao médio empreendedor.
Por isso, o doutor em tecnologia Evaldo Reis e o coordenador do Centro Universitário Cesuca, Alexandre Garcia, em entrevista ao Terra, listam as funcionalidades mais importantes desse tipo de software.
Terra Gestão de Vendas: gestão completa do seu negócio em uma só plataforma por R$19,90/mês
Identificar e reduzir erros
Os sistemas de gestão empresarial são ferramentas valiosas para identificar e corrigir falhas nos processos, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços.
Ao analisar os dados gerados pelo sistema, as empresas podem identificar padrões de erros e implementar medidas corretivas para eliminá-los. Essa abordagem permite reduzir custos, aumentar a satisfação dos clientes e fortalecer a reputação da marca.
Emitir boletos
A automação da emissão de boletos é um dos grandes diferenciais dos sistemas de gestão empresarial modernos. Ao integrar os dados bancários da empresa, esses sistemas simplificam a gestão de cobranças, reduzindo o risco de erros e otimizando o fluxo de caixa.
Automatizando a emissão de boletos, as empresas ganham em agilidade, segurança e eficiência, além de proporcionarem uma experiência mais positiva para seus clientes.
Integrar à loja virtual
A integração com plataformas de e-commerce tem se mostrado essencial para empresas que desejam expandir seus negócios e alcançar um público mais amplo. Essa integração, possibilitada por ERPs, permite um controle mais preciso do estoque, reduzindo a possibilidade de erros e oferecendo uma experiência de compra mais satisfatória aos clientes.
Além disso, a automatização de processos, como a atualização de preços e a sincronização de estoque, otimiza as operações e aumenta a eficiência da empresa.
Aumentar a proatividade
A adoção de um sistema de gestão empresarial permite que as empresas otimizem seus processos, aumentem a produtividade e reduzam custos. Ao automatizar tarefas repetitivas e integrar diferentes áreas da empresa, os colaboradores podem se dedicar a atividades que geram maior valor agregado.
A visão integrada dos negócios proporcionada pelo sistema facilita, também, a tomada de decisões estratégicas e o acompanhamento dos resultados.
Emitir notas fiscais
Softwares ERP também possibilitam a emissão automática de notas fiscais. Automatizando essa tarefa, o gestor evita erros, agiliza o atendimento aos clientes e demonstra transparência nas suas operações.
“Além disso, a integração com outros sistemas da empresa permite uma gestão mais eficiente dos dados fiscais”, afirma Alexandre Garcia.
Padronizar processos
A implementação de um sistema de gestão empresarial promove a padronização dos processos, garantindo maior eficiência e consistência nas operações. Ao centralizar informações e automatizar tarefas, as empresas reduzem o risco de erros e otimizam a utilização de recursos.
Essa padronização contribui para uma tomada de decisão mais assertiva, baseada em dados precisos e atualizados.
Melhorar processos administrativos
Um sistema de gestão empresarial é a chave para otimizar processos administrativos, alcançando melhores resultados.
Ao centralizar informações e integrar diferentes áreas da empresa, a empresa ganha em agilidade, eficiência e torna mais efetiva a tomada de decisões. Essa ferramenta é fundamental para empresas que buscam a melhoria contínua e o crescimento sustentável.
Gerir melhor o estoque
“Um sistema de gestão de estoque eficiente é fundamental para garantir a disponibilidade de produtos, evitar perdas e otimizar os processos logísticos”, afirma Garcia.
Ao acompanhar em tempo real as movimentações do estoque, as empresas podem tomar decisões mais assertivas sobre a compra de novos produtos, a produção e a distribuição.
“Essa ferramenta é indispensável para empresas que desejam garantir a satisfação dos clientes e a saúde financeira do negócio”, diz Evaldo Reis.
Controlar o que entra e o que sai
O controle da inadimplência é um desafio constante para as empresas. No entanto, com o auxílio de softwares de gestão, esse processo se torna mais eficiente e preciso.
Ao integrar dados de diversos bancos e analisar o histórico de pagamentos dos clientes, as empresas podem identificar os maiores riscos e tomar medidas preventivas para reduzir a inadimplência – o que é essencial para a saúde financeira da empresa e para a manutenção de um relacionamento positivo com os clientes.
“Na era do dataísmo e do comércio eletrônico fica praticamente inviável a gestão de empresas sem o suporte de um ERP. A gestão de negócios, ainda mais quando a empresa aposta na multicanalidade e na gestão da cadeia de suprimentos, precisa de suporte tecnológico, de sistemas integrados e de uma boa análise das informações que são obtidas com base nestas âncoras para uma correta tomada de decisões e, também, para alçar metas ainda mais altas de crescimento e desenvolvimento.” - Caroline Prates, mestre em negócios.