Investir no segmento alimentício é ter certeza de enfrentar uma forte concorrência, afinal o Brasil conta com 6,4 milhões de estabelecimentos, segundo dados a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Para se diferenciar neste mercado, Jhonathan Ferreira escolheu agregar praticidade a pratos e produtos típicos do país, investindo em uma rede de comida brasileira em caixinha e em padarias com opções de drive thru e delivery.
Membro de uma tradicional família de pecuaristas com propriedades no sul de Mato Grosso e Goiás, Jhonathan poderia apenas ajudar a cuidar dos negócios dos pais. Porém, quando cursava a faculdade de administração, o jovem descobriu a importância de diversificar os investimentos no mundo empresarial, e resolveu trilhar um caminho próprio.
“Fiquei interessado logo de cara pelo ramo alimentício, onde os riscos são menores, pois sempre existe grande demanda. Porém, como a concorrência é alta, percebi a necessidade de buscar um modelo novo”, explica.
A solução encontrada por Jhonathan foi criar a Brasileirinho Delivery, que oferece pratos tipicamente nacionais –como arroz carreteiro, feijoada e galinhada– em caixinhas. “Sempre gostei muito de comida chinesa em box. Por outro lado, nossos marmitex não são muito práticos. É difícil comer diretamente neles, você não consegue guardar a comida que sobre. Então pensei em juntar as duas coisas”, diz.
A rede nasceu em 2013 e atualmente conta com 60 unidades, que juntas faturam R$ 50 milhões por ano. “A aceitação está sendo muito boa, pois é uma embalagem prática e higiênica, que pode ser consumida em qualquer ambiente. Como nossa culinária é muito famosa lá fora, já recebemos sondagens de EUA e França para lançar unidades no exterior”, revela.
Quase ao mesmo tempo em que criava a Brasileirinho, o empresário teve uma ideia para tornar mais prática a compra de outro produto muito popular no país: o pãozinho francês. Notando a falta de tempo e as dificuldades de se estacionar nas grandes cidades, ele criou a Pão Express, que conta tanto com opções de drive thru quanto de entregas no local indicado pelo cliente.
“As principais tendências da alimentação no Brasil são a conveniência e a praticidade. Neste contexto, sai na frente quem investir em soluções que ofereceram economia de tempo e esforço para os consumidores.”