Com a valorização do dólar em relação ao real, realizar vendas na moeda norte-americana passa a ser cada vez mais interessante para as micro e pequenas empresas cujos custos não estejam atrelados à moeda dos Estados Unidos, uma vez que os produtos e serviços dessas companhias se tornam mais competitivos. Se você deseja aproveitar esta oportunidade para começar a exportar, confira a seguir algumas dicas para selecionar os melhores mercados na hora de vender para o exterior.
De acordo com o Sebrae Nacional, antes de começar a exportar, o empresário deve pesquisar muito. Em primeiro lugar, é preciso saber quais países podem representar um mercado para os seus produtos e conhecer bem as características dessa demanda. Em seguida, é necessário realizar uma análise interna da empresa. Descobrir os pontos fortes e fracos das gestões de pessoas, de marketing e de finanças para verificar quais competências internas deverão ser aprimoradas para atender às características de consumo daquele país pretendido.
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A partir daí, o empreendedor terá condições de desenvolver produtos ou serviços, adequar preços, selecionar canais de comercialização e promover comunicações voltadas especificamente ao seu público-alvo. Além disso, é fundamental manter-se atualizado sobre o país para o qual se exporta, promovendo um monitoramento constante dos ambientes político, legal, fiscal, econômico e tecnológico. Com isso, a empresa evita ser surpreendida por problemas como uma eventual suspensão no fornecimento em função de novas exigências fitossanitárias, por exemplo.
Na hora de escolher o melhor país para começar a vender, não existe uma receita pronta. Tudo vai depender do mercado selecionado e do produto que a empresa pretende exportar. De qualquer forma, o empresário deve pesquisar qual a melhor opção de transporte (marítimo, terrestre, fluvial, aéreo), o custo do acondicionamento dos produtos e considerar ainda o tempo que o material leva para estragar, que influencia diretamente na escolha da melhor forma de transporte.
No Brasil, os empresários contam com uma solução econômica para exportação disponibilizada pelos Correios: o Exporta Fácil. Desde que se enquadre em algumas exigências, a empresa pode reduzir tempo, burocracia e preço por meio dessa opção. De maneira geral, os países mais indicados para iniciar o comércio exterior são os integrantes do Mercosul – por conta tanto da proximidade quanto pelos acordos comerciais existentes no interior do bloco –, e os países de língua portuguesa, pela facilidade do idioma e a proximidade cultural.
O Sebrae oferece consultorias, cursos e informações para apoiar os pequenos negócios que têm interesse em acessar o mercado internacional. Entre eles destacam-se o Proex (Procedimentos para Exportação), que prepara a empresa para os procedimentos relacionados aos controles administrativo e aduaneiro, o CVME (Condições de Venda para o Mercado Externo), que ensina técnicas de vendas no mercado externo e o Plaex (Planejamento para Exportar), direcionado aos interessados em preparar sua empresa para atividades de exportação.