Como esquenta para a Black Friday 2024, o webinar de Terra Meu Negócio recebeu o CEO da Intima Store, Jean Makdissi, e a diretora de Growth na Confi, Juliana Lorenzetti.
Os dois varejistas explicaram, em conversa com a apresentadora Paola Cecchi, o que empresários e empreendedores devem levar em conta antes de anunciarem seus produtos com desconto na data comercial. Neste ano, a Black Friday acontece em 29 de novembro.
Segundo Jean, existe uma grande diferença entre a Black Friday americana e a brasileira. Primeiro porque a data, nos Estados Unidos, acontece depois do feriado de Ação de Graças, em que já é tradicional a troca de presentes. A data, em novembro, preenche um espaço entre este feriado e o Natal.
“Os produtos oferecidos na Black americana são ponta de estoque, o que sobrou do feriado de Ação de Graças”, explica Jean. Assim, ter um evento promocional é uma forma de facilitar a venda do que sobrou e preencher o estoque com novos produtos para o Natal, evento comercial seguinte.
No Brasil, entretanto, sem o feriado de Ação de Graças antecedendo a Black, os donos de lojas acabam queimando o estoque para o Natal – oferecendo desconto em produtos que seriam vendidos pelo preço original no mês seguinte.
Por isso, os especialistas ouvidos pelo webinar do Terra Meu Negócio explicaram a importância de planejar a Black Friday durante todo o ano, para não dar um tiro no pé.
“Neste ano, por exemplo, a Black acontece no penúltimo dia de novembro. O Natal está logo ali. Então, se vender todo seu estoque em promoção, vai ficar com menos estoque para o Natal e, por sua vez, ter menos rentabilidade. Minha dica é: programe essa data, os produtos que entrarão em promoção e cuide do estoque para não perder produtos e se prejudicar em dezembro”, disse Jean.
Juliana Lorenzetti aproveitou a live para analisar o perfil do consumidor brasileiro. “É um consumidor que gosta de promoção, de ter desconto, e se prepara para comprar alguns produtos que precisa na Black Friday. Por isso, aproveitar a predisposição desse consumidor é importante”, detalhou.
“Para ter um bom resultado em novembro, não se pode condenar dezembro. Por isso, quando falamos de planejamento, se o empresário já passou por uma Black Friday deve olhar para trás e se perguntar o que deu errado. Além disso, é preciso ter consciência de que, neste ano, a data está colada em dezembro. Tem gente que aproveita as promoções da Black para comprar presentes de Natal. Então, quando a gente fala de planejamento, é sobre analisar e entender a sua categoria e amarrar as duas datas.” - Juliana Lorenzetti.
Assista ao webinar na íntegra: