Em preparação ao Movimento Compre do Pequeno Negócio, em 5 de outubro, o Sebrae promove uma semana em que pretende realizar 324 mil atendimentos gratuitos em todo o Brasil. Entre os temas abordados ao longo dessa programação, que será realizada entre 21 e 26 de setembro, estão vendas, finanças, mídias sociais, inovação e sustentabilidade.
Como uma pequena empresa pode atrair e reter talentos?
A programação inclui seminários, clínicas tecnológicas, consultorias, cursos presenciais e à distância, orientações técnicas e caravanas. As ações serão voltadas a negócios nas áreas de Moda e Acessórios, Beleza, Construção Civil, Autopeças, Bares e Restaurantes, Turismo, Mercadinhos e Produção Rural.
Dos 324 mil atendimentos que a entidade prevê realizar, 157 mil serão de MEIs, 133 mil de microempresas, 22 mil de empresas de pequeno porte e 12 mil de produtores rurais. No total, serão mil pontos de atendimento para receber os empreendedores.
Movimento
O Movimento Compre do Pequeno Negócio foi lançado pelo Sebrae com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se escolher micro e pequenas empresas na hora de consumir. A instituição estipulou cinco razões para incentivar a sociedade a comprar desse segmento: é perto da sua casa; é responsável por 52% dos empregos formais do país; o dinheiro fica no seu bairro; o pequeno negócio desenvolve a comunidade; é um ato transformador que beneficia a todos.