Não são muitas as pessoas que conseguem ver no desemprego uma nova oportunidade. No entanto, foi justamente isso o que fez Eric Vaz de Lima. Demitido de um banco em 2008, aproveitou o tempo para se dedicar à Vazoli, uma financeira que havia criado com a esposa na cidade de Severínia (SP) para complementar a renda. Com o impulso maior, o negócio cresceu e virou uma rede de franquias que, no ano passado, negociou mais de R$ 200 milhões.
Apertem os cintos, os bancos sumiram
Tanto Lima quanto sua mulher já atuavam com finanças: ele era gerente de contas de pessoas físicas e ela trabalhava com seguros. “Resolvemos usar a experiência dela para criar uma empresa focada em seguros. Porém, como a gente não tinha muito tempo, nosso gerenciamento era mais à distância. No dia a dia, quem tocava era uma funcionária”, lembra.
Seis meses depois, ele foi demitido e resolveu acompanhar o negócio de perto. Notou grande interesse dos clientes por serviços de crédito. “A gente oferecia crédito como intermediários, mas não era nosso foco. Vendo o potencial, passei a conversar com os bancos para oferecer linhas mais vantajosas.”
Deu certo. A procura aumentou tanto que Lima desistiu de buscar novo emprego. Dois meses depois, sua esposa é que largou o trabalho para ajudar na Vazoli. Em pouco tempo o casal inaugurou duas unidades, nos municípios de Olímpia e Guaraci, no interior paulista.
“Apesar de ter muita gente oferecendo crédito, faltava profissionalismo. Muitas pessoas abriam um escritório, mas fechavam alguns meses depois porque o valor das comissões baixava. E as pessoas que haviam contraído empréstimo ficavam na mão”, afirma.
Para se diferenciar, a Vazoli investiu em ações de marketing com objetivo de passar confiança. “Tivemos de mostrar que éramos sérios e que não iríamos fechar as portas em pouco tempo. Olímpia, por exemplo, tem 50 mil habitantes e 16 financeiras, além dos bancos, mas conseguimos nos destacar logo graças a essas ações.”
Percebendo um grande potencial no mercado de crédito, o casal resolveu formatar o negócio no modelo de franquias para poder expandir a marca a outras localidades. “Estudamos por conta própria a lei de franquias e, em cima disso, desenvolvemos todo o nosso material. Levou um ano, mas conseguimos lançar a primeira franqueada em 2010”, diz.
Hoje, a Vazoli conta com 93 unidades (seis próprias) – 35% a mais que no início de 2014.