Setor de petróleo tem oportunidades para pequenas empresas

Empreendedores precisam se informar sobre as especificidades do segmento para atender a demanda por serviços especializados

3 out 2014 - 08h00
(atualizado às 08h19)
86,5% dos empreendedores que querem trabalhar com a cadeia de petróleo e gás não buscam informações sobre o setor, segundo levantamento do Sebrae-SP com a Petrobrás
86,5% dos empreendedores que querem trabalhar com a cadeia de petróleo e gás não buscam informações sobre o setor, segundo levantamento do Sebrae-SP com a Petrobrás
Foto: Ded Pixto / Shutterstock

Desde a descoberta de reservas na camada pré-sal, em 2007, várias grandes empresas vêm aproveitando o crescimento da exploração de petróleo no país. Mas as novas oportunidades não se restringem às grandes corporações. A cadeia de suprimentos da indústria do petróleo é muito diversificada e há muitas oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas. 

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Os negócios de menor porte podem se beneficiar de diversas maneiras, afirma o coordenador de Petróleo e Gás do Sebrae-RJ, Antonio Batista. Uma possibilidade é atuar como fornecedor de companhias que produzem materiais, equipamentos e componentes utilizados para criar a infraestrutura necessária para a extração do petróleo, como as indústrias siderúrgica, química, metalmecânica e eletroeletrônica. 

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Uma vez instalada a infraestrutura, é a vez das empresas de serviço entrarem em cena, afirma Batista. Nesse momento, empreendimentos que atuam nos ramos de transporte, alimentação, hotelaria, recursos humanos e tecnologia da informação, por exemplo, podem aproveitar a demanda das grandes empresas em áreas mais administrativas ou de logística.  

Para aproveitar bem essas oportunidades, Batista recomenda às fornecedoras de pequeno porte que identifiquem as especificidades do segmento para oferecer produtos e serviços mais adequados às necessidades do setor. “Existem várias empresas de recursos humanos, por exemplo, mas a demanda no setor de petróleo é por quem atua em serviços específicos, como recrutamento de trabalhadores para as plataformas. Já uma fornecedora de caldeiraria e usinagem pode se especializar na manutenção de ativos do setor de petróleo, aprendendo a atuar com senso de emergência e de segurança”, exemplifica o representante do Sebrae-RJ.

Muitos pequenos empresários perdem boas oportunidades por desconhecer a cadeia produtiva, afirma Paulo Sergio Brito Franzosi, gerente do Sebrae-SP na Baixada Santista. “Só na Baixada há 6 mil micro e pequenas empresas que podem ser inseridas na cadeia”, diz. Para o Sebrae paulista, ainda é um desafio fazer com que esses empreendedores compreendam as necessidades do setor e se preparem para atuar nesse segmento. 

Um exemplo concreto das oportunidades que serão criadas no litoral paulista é a demanda por serviços que vai surgir com a construção dos escritórios administrativos da Petrobras na região do Valongo, no centro histórico de Santos. Após a entrega desses edifícios, haverá a necessidade de serviços para atender os funcionários da estatal, o que vai desde profissionais para servir café e fazer a limpeza dos escritórios até a administração de estacionamentos na região. “Além disso, o comércio próximo ao empreendimento precisará se fortalecer”, alerta Franzosi.

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Falta de preparo

Apesar das possibilidades abertas com a instalação de novas unidades da Petrobras em diferentes pontos do litoral brasileiro, muitas pequenas empresas dessas regiões estão perdendo oportunidades por causa do desconhecimento do setor. Um levantamento de dados realizado pelo Sebrae-SP e pela Petrobras em 2011 constatou que 86,5% dos empreendedores interessados em entrar neste mercado no estado de São Paulo não buscaram informações sobre como se tornar potenciais fornecedores do setor.

Durante o levantamento foram entrevistadas mais de 600 micro e pequenas empresas com potencial para fornecer bens e serviços, 120 companhias já cadastradas como fornecedoras da Petrobras e 37 executivos de unidades da estatal, fornecedoras e parceiros institucionais. A falta de capacitação é notória. Daqueles interessados em entrar nesse segmento, 38% apontam que precisam de auxílio para capacitar a mão de obra; 31,5%, de orientação sobre gestão; e 17,8%, de acesso a financiamento.

O estudo também identificou os setores da economia mais promissores. De acordo com o levantamento, o setor de serviços concentra 54,83% das oportunidades de negócios; o comércio, 43,17%; e a indústria, 2%.

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Capacitação

A necessidade de capacitação das pequenas empresas, presente em vários segmentos, é ainda mais alta na indústria do petróleo, que trabalha rigorosamente com padrões internacionais. “Para uma empresa de pequeno porte atuar no setor é necessário, em primeiro lugar, profissionalizar sua gestão”, aconselha Batista. Ele indica que uma maneira simples de avaliar se sua empresa está preparada é se cadastrar nas principais empresas do segmento, como a Petrobras. “Se conseguir, automaticamente estará credenciada para fornecer para qualquer outra do setor de petróleo”, completa. Porém, isso não basta, é preciso investir em competências (gerenciais e tecnológicas), além de se especializar e desenvolver seu próprio nicho de mercado.

Fonte: PrimaPagina
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