Ter um negócio competitivo passa por decisões importantes cujo intuito é agilizar processos e impedir que a empresa seja engolida por burocracias. Uma dessas decisões, explica o coordenador do curso de Ciências Contábeis do Cesuca Centro Universitário, Guilherme Pressi, é a de contratar ou não um sistema de gestão de vendas, o ERP (Enterprise Resource Planning”, ou “Sistema de Gestão Empresarial”, em tradução livre).
Terra Gestão de Vendas: gestão completa do seu negócio em uma só plataforma por R$19,90/mês
Segundo ele, é praticamente impossível manter a competitividade sem um ERP para resolver a logística da empresa. “Os aplicativos de gestor de vendas podem aumentar a segurança de um negócio de várias maneiras, ajudando a proteger informações sensíveis, a controlar o acesso a dados e a monitorar atividades suspeitas”, ele explica.
Como o ERP torna seu negócio mais seguro
Controle de acesso
Segundo Pressi, o controle de acesso garante que apenas usuários autorizados acessem informações da empresa. Esse acesso é liberado por meio de autenticações e autorizações, bem como por níveis de permissões, que podem ser configurados por diferentes funções do sistema.
Proteção de dados
Informações sensíveis, como dados de clientes, transações financeiras e estratégias de vendas, podem ser criptografadas tanto em repouso quanto em trânsito, para proteger os dados, afirma o especialista. Além disso, a maioria dos aplicativos de gestão de vendas oferece backup automático, o que ajuda a proteger dados contra perda acidental ou ataques cibernéticos.
Monitoramento e auditoria
Sistemas registram detalhadamente as atividades de cada empresa, permitindo que os administradores monitorem ações suspeitas ou não autorizadas. Alguns ERPs emitem alertas em tempo real quando detectam atividades anômalas, como tentativas de login malsucedidas ou acessos fora do horário usual.
Proteção contra fraudes
Ainda de acordo com o professor, sistemas de gestão de vendas têm verificações automáticas para detectar transações suspeitas, como valores fora do comum ou padrões de compra irregulares. Eles também oferecem integração com sistemas antifraude.
Conformidade e regulamentações
Nos ERPs, há práticas de coleta e armazenamento de dados em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), gerando relatórios de conformidade e manutenção de registros exigidos pela auditoria.
Treinamento e sensibilização
A maior parte dos sistemas também capacita seus colaboradores, oferecendo módulos de treinamento de segurança para usuários, aumentando a conscientização sobre boas práticas e riscos cibernéticos. A integração de um aplicativo de gestão de vendas com esses recursos de segurança, explica o especialista, pode proteger um negócio contra ameaças e ajudar a manter a integridade e a confidencialidade dos dados.
Monitoramento de funcionários também é vantagem
CEO da Consultoria Números Falam, Felipe Junqueira ressalta que um bom gestor de vendas faz o empregador ficar mais tranquilo também em relação ao desempenho da equipe.
“O sistema consegue medir exatamente a quantidade de prospecção que o vendedor faz, e isso é muito importante para o desempenho. Vai conseguir medir, também, a qualidade. O empregador consegue ler trocas de mensagens entre vendedor e cliente, e saber se o funcionário está conduzindo o negócio da maneira correta”, explica.
Junqueira diz que, com os dados oferecidos pelo ERP, o empregador ganha oportunidade de orientar os funcionários, se achar que há necessidade: “Desta forma, a empresa aumenta seus resultados e o time fica mais engajado, uma vez que cresce profissionalmente. E isso só é possível porque há os registros das conversas.”
Pressi concorda:
“O sistema contribui na confiabilidade em funcionários rastreando atividades, oferecendo relatórios de desempenho, auxiliando na gestão de tarefas e prazo, controlando inventário e vendas, permitindo a integração com sistemas de RH, a automatização de processos e o registro e auditorias internas” - coordenador do curso de Ciências Contábeis do Cesuca Centro Universitário, Guilherme Pressi.
Pequenos empreendedores também devem ter um ERP?
Além de facilitar as rotinas do negócio, cuidar da segurança e da equipe, os sistemas de gestão de vendas automatizam processos burocráticos que tomam muito tempo do empreendedor. Portanto, mesmo os pequenos empreendedores devem investir num ERP, para que usem seu tempo com o que é realmente necessário.
O Terra Meu Negócio oferece o Terra Gestão de Vendas, um ERP completo. Caio Amaral, gerente de produtos, afirma que o software é focado apenas em empresas.
“O foco do nosso gestor de vendas são os pequenos e médios empresários, que precisam de um sistema rápido para fazer o negócio funcionar logo. Mas só empresas podem contratar, é preciso de um CNPJ cadastrado para que a ferramenta funcione”, diz.
“O que a gente destaca nesta ferramenta é o controle. É uma plataforma on-line, hospedada em nuvens, segura e eficiente para guardar os dados do negócio. E, além de segura, ela faz uma gestão completa que vai simplificar a vida do empreendedor” - Caio Amaral.