Quanto você paga quando liga para o celular de cada operadora presente no mercado brasileiro? Esta ligação é cobrada por minuto? E se você estiver fora do seu estado, qual o custo adicional? As regras do mercado de telefonia no país são tão complexas que, a menos que você seja um especialista na área, fica quase impossível ter estas respostas na ponta da língua.
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Percebendo esta dificuldade, Jonas Justo criou o site Melhor Escolha, com a ideia de ajudar os consumidores na árdua tarefa de optar pelos planos mais vantajosos de telefonia, internet e TV por assinatura. Até janeiro de 2016, o serviço também estará disponível para pequenas empresas.
Segundo ele, como já trabalhava no setor de telecomunicações, a pesquisa de preços cobrados pelas operadoras fazia parte do seu dia a dia. “Eu era funcionário de uma empresa do Reino Unido que atua nesta área, e uma das minhas responsabilidades era criar novos pacotes e tarifas. Para fazer isso, eu precisava conhecer a oferta dos concorrentes”, recorda.
Em função do conhecimento que tem sobre esse mercado, assim que voltou ao Brasil, Justo passou a ser abordado por amigos e familiares, que pediam conselhos sobre como economizar com telefonia, internet e TV por assinatura. Graças às dicas, as pessoas conseguiam pacotes mais baratos ou mais recursos pagando um preço similar.
“Quando saí do país, o setor de telecomunicações era quase um monopólio. Hoje, existem várias empresas prestando esses serviços, mas o mercado e as regras de tarifação são tão complexos, que fica difícil para o consumidor saber qual é a melhor opção”, revela.
Observado esse cenário, ele notou a oportunidade de criar uma startup que ajudasse na tarefa de contratar o pacote de telecomunicações mais apropriado à necessidade de cada um. Em 2014, nasceu o site Melhor Escolha, que permite incluir na pesquisa filtros, como canais desejados ou velocidade de internet. O serviço oferecido é gratuito. Já o empresário recebe uma espécie de contrapartida das operadoras por dar visibilidade aos planos.
“Uma das dificuldades do mercado nacional é que o preço anunciado não é necessariamente o que o consumidor paga, pois existem muitas taxas que aumentam este valor, como a cobrança de roaming ou de ligação para outras operadoras. Por meio do site, é possível ver isso com mais clareza”, destaca Jonas Justo.
Para facilitar a escolha dos pequenos negócios, ele planeja lançar em janeiro um novo site, voltado exclusivamente para a pesquisa de planos corporativos. “Em uma rápida pesquisa, vi que uma operadora oferece um pacote para empresas com 25mb de velocidade de internet por R$ 15 a menos do que prestadora que disponibiliza apenas 2mb. Há grandes possibilidades de economia”.