Veja 10 passos para transformar blog em negócio de sucesso

No Brasil já existem autores que cobram mais de R$ 10 mil por publicação. Confira os dez mandamentos do blogueiro empreendedor

2 jul 2015 - 07h00

Ser reconhecido e ganhar dinheiro com suas publicações é o sonho de qualquer um que se aventura pelo universo da blogosfera. Porém, com os 153 milhões de blogs existentes no mundo, já dá para imaginar que não é nada fácil se destacar da concorrência. Segundo Ana Jacobs, presidente da comunidade de blogueiros CBBlogers, para ter sucesso profissional na área é preciso, além de produzir um conteúdo de qualidade, se dedicar bastante para divulgar o material nas redes sociais.

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“Com as pessoas cada vez mais conectadas, os blogs se consolidaram como um novo canal de comunicação. As informações dos blogs chegam de forma instantânea para quem curte rede social. Além disso, os blogueiros criam muito mais intimidade com o leitor, falam como amigos, e isso os torna interessantes para as empresas”, explica.

Graças a isso, existem blogueiros brasileiros que hoje cobram mais de R$ 10 mil por publicação. No entanto, para chegar a este patamar e se tornar interessante para as empresas, é preciso primeiro conquistar um público fiel, que visualize e interaja com suas postagens no blog, YouTube, e redes como Facebook, Twitter, Pinterest e Instagram.

“São estas redes que ditam o fator preço. A blogueira precisa ter uma voz própria, mas só isso não basta. Para conseguir relevância também é preciso muito trabalho e dedicação. Não é automático você criar um blog e ficar famosa. Existe um longo caminho a se percorrer”, esclarece.

Se você quer apostar neste universo, confira a seguir 10 passos para ajudá-lo a criar um blog de sucesso. 

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Foto: Ollyy / Shutterstock

1 – Que tipo de blog eu quero?

Antes de escolher um tema, faça uma lista de possibilidades levando em conta os seguintes fatores: O que você gosta de fazer? Sobre o que você quer falar? Qual a sua experiência na área? Qual a sua paixão e o seu talento? Os segmentos que mais crescem neste setor são moda, maquiagem, beleza/estética e turismo. Porém, na hora de tomar a decisão, pense se você conseguirá ser original e criar a sua própria linguagem, e privilegie os assuntos em que você conseguirá se diferenciar dos outros blogs.

Foto: Bacho / Shutterstock

2 – Seu RG na blogosfera

Em primeiro lugar, o nome precisa se identificar com o conteúdo do blog. Além disso, ele precisa ser facilmente lembrado e pronunciado, pois nomes complicados são difíceis de serem achados nas redes sociais e nos sites de busca. Outro fator importante é que o nome do blog deve ser igual ao nome do domínio. Então, antes de registrar, é bom fazer uma consulta para certificar-se se o nome que deseja ainda está disponível para compra.

Foto: Roman Pyshchyk / Shutterstock

3 – Qual plataforma usar?

Existem três plataformas de uso para blogs: Blogger, WordPress e Tumblr. 

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– O  Blogger/Blogspot permite a hospedagem de blogs nos servidores do Google de forma gratuita e com uma interface bastante intuitiva. Com ele é possível criar desde um blog simples até um profissional, personalizar o seu template e deixá-lo de acordo com as sua necessidades. 

– O WordPress tem duas versões: a gratuita e a paga. Na gratuita (wordpress.com), os serviços são básicos e você praticamente não tem controle sobre o layout. A versão paga (wordpress.org) permite grande flexibilidade, porém o programa é mais complexo e você precisa arcar com os custos de domínio e hospedagem do site. Você pode adaptá-lo de acordo com as suas necessidades, instalando plugins, temas e mexendo na linguagem de programação da plataforma.

– Já o Tumblr é um sistema que permite aos seus usuários compartilhar links, textos, vídeos, áudios, e criar uma rede de seguidores e seguidos. Nos últimos tempos, o Tumblr vem se tornando muito popular por possibilitar que você ligue suas redes sociais diretamente à sua pagina de blog.

Foto: Gustavo Frazao / Shutterstock

4 – Registrar ou não registrar?

Quando você se inscreve em uma plataforma, normalmente o nome do seu blog vai ter uma extensão com o nome do provedor (por exemplo: nomedoblog.blogspot.com.br). Já se você optar por registrar o seu domínio, o nome do provedor não vai mais aparecer e a URL ficará mais curta e fácil de ser lembrada. Além disso, um domínio do nome próprio dá ao visitante maior sensação de profissionalismo e seriedade. Com relação aos preços, o domínio .com.br custa R$ 30,00 por ano, e pode ser feito no site Registro.br. Já os domínios .com e .net são feitos no site GoDaddy e custam em média R$ 20,00 por ano.

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Foto: Rawpixel / Shutterstock

5 – Como definir a estrutura da página?

As seguintes seções e ferramentas podem ajudar na formatação e organização da página:

– Logotipo ou banner: Ajudam a chamar a atenção dos leitores logo na primeira visita.

– Categorias: Tente transferir suas ideias e informações para o blog de uma maneira simples e fácil de ser encontrada.

– Sobre o Blog: Alguns blogs dispensam apresentação, mas sempre é bom ter uma página contando um pouco da história do blog e dos seus autores.

– Página de contato: É muito importante que você crie uma página de contato, pois será através dela que seus visitantes e eventuais parceiros de negócios poderão te contatar.

– Busca e arquivo: Com o tempo, alguns posts podem não ficar visíveis na página principal, e um mecanismo de busca ajudará a localizar assuntos de interesse do leitor.

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– Registro do FeedBurner: coloque a seção de registro de leitores em uma área que possa ser achada com facilidade.

– Ícones das redes sociais: Se você optou por criar perfis nas redes sociais que remetem ao seu blog, então é importante que os ícones estejam em destaque na página principal.

– Direitos autorais: Se você não quer ver o seu conteúdo sendo copiado, seja parcial ou integralmente, então é melhor deixar bem claro isso em seu blog por meio desta seção.

Foto: Vadim Georgiev / Shutterstock

6 – O poder da imagem

Um post com fotografias de qualidade fica muito mais atrativo e interessante, especialmente se o tema for culinária ou moda. Existem vários softwares grátis que podem auxiliá-lo na edição de imagens, como Picmonkey, Photoscape, GIMP e Photofiltre. Caso você poste uma imagem que não lhe pertence, nunca se esqueça de que, assim como o seu blog, essas criações também são protegidas por direitos autorais. Por isso, antes de usar uma foto é preciso saber sob qual licença ela foi produzida e publicada. Se ela tiver direitos reservados, é preciso entrar em contato com o autor da imagem para pedir autorização para utilizá-la e nunca esquecer de identificar o fotógrafo junto da imagem ou no post.

Foto: scyther5 / Shutterstock

7 – Usando as redes sociais

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Se a sua meta é ganhar dinheiro com o blog, vai precisar criar uma grande audiência, e para isso é essencial dedicar uma boa parte do seu tempo divulgando as postagens em redes sociais como Facebook, Twitter, Pinterest, Chictopia, Instagram e Lockerz.

Foto: Zsolt Biczo / Shutterstock

8 – Últimos ajustes

Antes de lançar o seu blog, é importante ter pelo menos 10 posts prontos para garantir a periodicidade na publicação. Você também não pode esquecer de se cadastrar em todas as redes sociais em que pretende divulgar a página. Outro ponto importante é monitorar o tráfego pelo Google Analytics, que irá revelar as palavras mais procuradas e o número de visitas, além de fazer o gerenciamento dos e-mails cadastrados pelo site Feed Burner.

Foto: studioVin / Shutterstock

9 – Como ganhar dinheiro

As formas mais comuns de se ganhar dinheiro são: publicação de resenhas pagas de produtos, coberturas pagas de eventos, hospedagens de banners, comercialização de espaço publicitário via Google Ads, realização de palestras, licenciamento de produtos e produção de publieditoriais, que é quando o anunciante investe determinado valor para que seu produto seja divulgado em um blog.

Foto: Fred Cardoso / Shutterstock

10 – Quanto cobrar?

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O interesse das empresas em pagar por conteúdo no seu blog será sempre proporcional ao tamanho do seu público e à influência que você exerce sobre ele. Como a sua popularidade no início será pequena, uma boa opção pode ser trocar anúncios por produtos. Com o tempo, as empresas podem passar a oferecer dinheiro, mas é importante que você cobre algo proporcional ao retorno que pode dar. Para chegar a este montante, calcule a média dos seus seguidores e estime quantos deles devem visualizar e comprar o produto. Por exemplo, se você tem 30 mil seguidores e 50 deles comprarem um produto de R$ 100, o anunciante vai faturar R$ 5 mil e você pode negociar um percentual sobre isso.

Fonte: PrimaPagina
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